Município da Ribeira Brava entregou nove bandeiras Eco-Escolas
O Município da Ribeira Brava entregou, na passada sexta-feira, 29 de Novembro, as bandeiras eco-escolas a nove estabelecimentos de ensino do concelho que trabalham a educação ambiental juntos dos alunos. Uma aposta que a autarquia valoriza e agradece, pois contribui para a formação de jovens mais conscientes.
Durante a cerimónia o presidente da Câmara relembrou que nunca foi tão importante falar de políticas ambientais como agora, já que as alterações climáticas são uma realidade atual, sendo certo que as ações individuais de cada um vão influenciar o nosso ecossistema.
Olhando para os professores, pediu a continuidade do trabalho de sensibilização junto dos mais novos. “Se uma criança aprender a importância de separa o lixo, de ter hortas biológicas, de manter a praia limpa, de apagar a luz quando abandona uma sala, de fechar a torneira para poupar água e reutilizar materiais, vai agir de forma consciente e vai incentivar os familiares a fazer o mesmo”, destacou.
Ricardo Nascimento aproveitou para sensibilizar a comunidade a separar o lixo e coloca-lo corretamente nos contentores indicados e pediu para não abandonarem colchões, sofás e eletrodomésticos nas estradas que mancham a imagem do concelho, recordando que a ARM tem um serviço de recolha gratuita destes monos/monstros.
O Município também tem feito o seu trabalho através de medidas próprias, como a aposta em iluminação pública led e fotovoltaica, a aquisição de viaturas elétricas, a poupança de eletricidade em espaços municipais, a colocação de eco ilhas em espaços públicos, assim como a Bandeira Azul, entre outros.
As bandeiras eco-escolas foram entregues a:
- EB1/PE da Ribeira Brava
- EB1/PE da Serra de Água
- EB1/PE da Tabua
- EB1/PE da Corujeira (Campanário)
- EB1/PE do Campanário
- Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
- Creche do Campanário
- Universidade Sénior da Ribeira Brava
- Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Ribeira Brava