DNOTICIAS.PT
Mundo

Tribunal francês considera ex-marido de Gisèle Pelicot culpado de violações

Dominique Pelicot foi condenado a 20 anos de prisão, a pena máxima em França

Gisèle Pelicot saudada à saída do tribunal. Foto EPA/Guillaume Horcajuelo
Gisèle Pelicot saudada à saída do tribunal. Foto EPA/Guillaume Horcajuelo

Um tribunal francês declarou o ex-marido de Gisèle Pelicot culpado de violações agravadas, sendo que da leitura da sentença esta manhã, resultou na condenação de 20 anos de cadeia, a pena máxima em França.

Dominique Pelicot era acusado de violações sexuais agravadas contra a ex-mulher. O veredicto do caso de Dominique Pelicot, de 72 anos, esteve a ser lido pelo juiz principal do tribunal de Avignon, Roger Arata.  O juiz acabou por proferir a sentença, que irá até ao máximo de 20 anos de prisão.

Hoje, os cinco juízes franceses pronunciam-se sobre o processo que envolve mais de quatro dezenas de homens acusados de violação agravada e agressão sexual contra a cidadão francesa Gisèle Pelicot, 72 anos, num caso histórico que abalou a França nos últimos meses.

Entre os homens que estão a ser julgados encontra-se Dominique Pelicot, ex-marido da vítima, que admitiu que durante vários anos deixou a mulher inconsciente com drogas para que ele e estranhos, que recrutava através da internet, pudessem abusar dela enquanto filmava as agressões.

Dominique Pelicot e 49 outros homens foram julgados na cidade de Avignon, no sul de França, por violação agravada e tentativa de violação, podendo ser condenados a uma pena de prisão até 20 anos.

 Os procuradores pediram que lhe fosse aplicada a pena máxima e que os outros fossem condenados a penas de 10 a 18 anos.

Os juízes Pediram também uma pena de quatro anos de prisão para um outro arguido que foi julgado por agressão sexual agravada.