DNOTICIAS.PT
Mundo

Dúzias de condomínios de luxo e hotéis estão a afundar em praias da Florida

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Cerca de três dúzias de condomínios de luxo e vários hotéis ao longo das praias no sul do Estado da Florida estão a afundar ou a evoluir de forma inesperada, alguns devido à construção nas proximidades, segundo um estudo.

Os 35 edifícios considerados, ao longo de uma faixa de 19 quilómetros, de Miami Beach à Sunny Isles Beach, afundaram entre dois a oito centímetros.

Cerca de metade tem menos de uma década, apontaram os investigadores da Escola Rosenstiel de Ciências da Terra, Marítima e Atmosférica da Universidade de Miami, no seu estudo divulgado na quarta-feira.

"A descoberta da extensão dos pontos de subsidência ao longo da costa sul da Florida foi inesperada", disse o auto principal do estudo, Farzaneh Aziz Zanjani, em comunicado.

Não é raro os edifícios afundarem um pouco durante ou pouco depois da sua construção, mas os cientistas realçaram que a sua descoberta os surpreendeu porque algumas das mudanças agora constatadas ocorreram anos depois.

O calcário sob a praia do sul da Florida está envolvido em camadas de areia, que podem mudar sob o peso dos edifícios mais altos ou em resultado de vibrações da construção de alicerces.

Os fluxos das marés também desempenham um papel.

A new study by scientists at the University of Miami Rosenstiel School

A new study by scientists at the University of Miami Rosenstiel School of Marine, Atmospheric, and Earth Science and collaborators has revealed that 35 buildings along the Miami Beach to Sunny Isles Beach coastline are experiencing subsidence, a process where the ground sinks or settles.