ERP Portugal quer Funchal a reciclar mais pilhas até ao final do ano
O problema nacional já não é novo, mas continua a persistir: é preciso recolher e enviar mais pilhas para reciclar para atingir as metas definidas pela União Europeia. Por isso, a ERP Portugal, enquanto entidade gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Baterias (RB) lança o desafio de procurar pela casa, empresas e escolas pilhas para reciclar.
"Se cada português reciclar 10 pilhas até ao final do ano, 100 milhões de pilhas poderão ser recicladas, ou seja, cerca de 2.000 toneladas de pilhas poderiam ser correctamente encaminhadas com leve esforço neste final de ano. Para ajudar a alcançar essa meta, a ilha do Funchal tem à disposição 110 pontos de recolha espalhados pelo distrito nos quais cada pessoa poderá entregar as suas pilhas", informa uma informação enviada à comunicação social.
Para fomentar hábitos de entrega de pilhas em fim de vida, contrariando a tendência de acumulação, a ERP Portugal junta a todos os seus projectos uma música original para sensibilizar a população para o correcto encaminhamento de pilhas para a reciclagem. Com a assinatura da produtora Barulho e com composição, autoria, voz e instrumental de Joaquim Albergaria e Ivo Costa, a música visa promover o eureciclo.pt e os milhares de pontos de entrega disponíveis em todo o país.
O hino surge com um objectivo: aumentar as taxas de recolha de pilhas em Portugal e cumprir as metas europeias definidas.
“A degradação de pilhas e baterias na natureza contamina solos, lençóis freáticos, rios e mares porque são compostas por metais pesados, mas estas são recicláveis e muitos dos materiais recuperados podem dar origem a novas pilhas”, afirma Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal. “É responsabilidade de todos construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações, e isso não custa nada, começa com pequenos gestos que se traduzem na alteração de comportamentos. A entrega de pilhas, baterias, resíduos elétricos e electrónicos é um deles e de forma a facilitar a reciclagem dos mesmos, lançámos um hino que remete para o eureciclo.pt, onde podem encontrar milhares de pontos de entrega em Portugal.”