CMF aprova 858 mil euros para apoiar 972 estudantes do Ensino Superior
A Câmara Municipal do Funchal vai aprovar, na próxima reunião de quinta-feira, um apoio de 858.175,00 euros destinado a 972 estudantes do Ensino Superior, cujas candidaturas foram devidamente instruídas no âmbito do programa Bolsa a Estudantes do Ensino Superior.
O novo Regulamento de Acesso a Bolsas, aprovado a 5 de Setembro de 2024 em Assembleia Municipal, veio alargar o apoio a mais famílias, através do aumento do teto máximo de rendimentos elegíveis. A vereadora com o pelouro da Educação e Cidadania, Helena Leal, destaca que "o actual executivo tem vindo a alterar este Regulamento de forma a torná-lo cada vez mais abrangente e justo", acrescentando que, desde Setembro, foram recebidas 1937 candidaturas.
"De facto, alargamos a todos os níveis de qualificação superior, desde os cursos técnicos superiores até aos doutoramentos, aumentámos o valor do apoio aos alunos mais carenciados e aos alunos deslocados. No global, verificou-se um aumento dos valores a atribuir, não só pelo facto do valor máximo passar a ser de 1.100 euros, em vez dos 1.000 anteriores, como devido e não penalizando os alunos deslocados que recebem bolsa, dos primeiros escalões, do Governo Regional", reforça Helena Leal.
Durante o actual mandato, a Câmara Municipal do Funchal refere que investiu pela primeira vez, e de forma única na Região, na qualificação superior dos seus estudantes em todos os níveis de ensino, completando assim um ciclo de apoio integral. No ano letivo 2023/24, foram atribuídas 1.797 bolsas, num investimento superior a 1,5 milhões de euros.
As candidaturas para as Bolsas do Ensino Superior continuam abertas até ao dia 31 de Dezembro de 2024, em formato exclusivamente 'on-line'. Toda a informação está disponível no 'site' oficial da Câmara Municipal do Funchal: www.funchal.pt.