Noite do Mercado volta a ser de cariz tradicional
Este ano está previsto um total de 53 espaços comerciais
A Noite do Mercado - 23 de Dezembro - volta a ser de cariz tradicional. A garantida foi dada pela presidente da autarquia funchalense, Cristina Pedra, durante a apresentação do evento, que decorreu, esta manhã, no salão nobre da CMF.
O nosso propósito é manter a Noite do Mercado tradicional e familiar, que voltámos a recuperar logo no primeiro ano do mandato". Cristina Pedra
Está prevista muita animação, nomeadamente cantares natalícios, com destaque para a Praça do Peixe, onde actuará, das 23h00 à meia-noite, a Confraria dos Cantares. No palco exterior, entre a meia-noite e as 4h00, uma das atracções é a cantora madeirenses Cristina Barbosa, assim como o DJ Oxy, que passará músicas alusivas a esta quadra. Antes, haverá animação pelas ruas, das 19h00 às 23h00, com Buzico, Dupla de Dois, Estrond’ilha, Madeira Brinco, Madeira Despique e Seca Pipas. E, por isso, Cristina Pedra voltou a reforçar que esta é uma noite, onde “pais, filhos, netos e avós podem vir passear”.
Foi planeado um plano de segurança, tendo havido um reforço de “meios humanos”, com 152 efectivos, incluindo a Polícia de Segurança Pública (85 elementos), Polícia Marítima (5 elementos), Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal (CBSF), Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM) e Estrutura Local da Cruz Vermelha Portuguesa (57 elementos), Serviço Municipal de Protecção Civil (3 elementos); e 18 meios.
Serão igualmente reforçados os meios técnicos e humanos para manter a limpeza durante toda a noite. A operação envolverá 140 trabalhadores, 25 viaturas e a colocação de 156 contentores extras. Os trabalhos de limpeza começarão às 6h00 da manhã do dia 24, com previsão de conclusão até as 20h00.
Este ano haverá um total de 53 espaços comerciais, dos quais 20 são na Rua Dr. Fernão de Ornelas, destinados a comes e bebes, venda de pinheiros e ramagens, brinquedos e hortofrutícolas.
“Esta é uma noite que já está bem sedimentada, que envolve economia, bombeiros, protecção civil, trânsito, ambiente, urbanismo e licenças, mexendo com toda a câmara”, afirmou a presidente da autarquia.
As interrupções temporárias de trânsito irão ocorrer a partir das 15h00 nas ruas próximas ao Mercado dos Lavradores; a partir das 17h00 na Ponte do Carmo, Praça da Autonomia e Rua Bela de São Tiago; a partir das 21h00 na faixa sul da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Praça da Autonomia e Rua 31 de Janeiro a sul da Ponte do Bom Jesus, com excepção à circulação de transportes públicos, moradores e acesso ao Hotel Porto Santo Maria.
Estarão em funcionamento 12 Parques de Estacionamento, públicos e privados, com capacidade para 4 mil e 39 viaturas. Os públicos irão funcionar até às 04h00 e os privados estarão abertos 24 horas. Contudo, a autarquia recomenda a utilização dos transportes públicos.
Cristina Pedra aproveitou para desejar a todos uma "feliz Noite do Mercado e um Feliz Natal".
Que todos nós nos continuemos a empenhar, a trabalhar, a divertir e a viver". Cristina Pedra
O investimento deste ano é de 57 mil e 500 euros.
O evento será transmitido em todo o mundo através da RTP-Madeira, Canal Na Minha Terra e RJM, de forma a chegar a quem não consegue estar presente e à diáspora.
Todos os pormenores podem ser acompanhados em https://noitedomercado.funchal.pt/.