Ruído hoje em debate na conferência 'Pensar o Futuro'
Iniciativa é promovida pelo DIÁRIO no edifício da Câmara Municipal do Funchal
Sistema para Detecção e Alerta de Turbulência e de Wind Shear apresentado hoje no Aeroporto da Madeira
O ruído será o tema em foco na segunda sessão do ciclo de conferências e debates 'Pensar o Futuro' que decorre esta segunda-feira, 16 de Dezembro, na sala da Assembleia Municipal do Funchal.
O evento promovido pelo DIÁRIO tem início pelas 14h30 e conta com a participação do psicólogo e director da UCAD - Unidade de Comportamentos Aditivos e Dependências, Nelson Carvalho, do representante dos moradores da Zona Velha, Martinho Correia, e de vários empresários madeirenses do ramo da animação nocturna, tais como Dário Silva, Paulo Lima entre outros, que vão abordar as causas e os impactos do ruído para a comunidade e para a economia funchalense.
A iniciativa gratuita é aberta ao público em geral. Os interessados em participar deverão confirmar a presença através do e-mail [email protected].
As conferências 'Pensar o Futuro' são transmitidas em directo na rádio TSF Madeira (100 FM), assim como no canal 294 da NOS.
Outras iniciativas que marcam a agenda regional deste que é o tricentésimo quinquagésimo primeiro dia do ano, em que faltam 15 dias para o fim de 2024:
- 7 horas – O bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás, vai presidir a Missa do Parto dedicada aos universitários na Universidade da Madeira;
- 10 horas - O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe, em audiência de apresentação de cumprimentos de Natal, o director da Alfândega do Funchal, João Paulo Matias;
- 10h30 - O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará no Aeroporto da Madeira, onde será apresentado o Sistema para Detecção e Alerta de Turbulência e de Wind Shear no Aeroporto da Madeira;
- 11 horas – O PS-Madeira promove uma conferência de imprensa na sede do partido, na Rua da Alfândega;
- 11 horas - O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe, em audiência para apresentação de cumprimentos de Natal a Associação do Corpo Consular da Região Autónoma da Madeira;
- 12 horas – O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, acompanhado por membros do seu Executivo, irá apresentar cumprimentos e votos de Natal ao Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, no Paço Episcopal;
- 12 horas – A Câmara Municipal do Funchal promove uma conferência de imprensa para apresentação da ‘Noite do Mercado’ no Salão Nobre do Município;
- 14 horas - O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe, em audiência para apresentação de cumprimentos de Natal os representantes na Região das Ordens Profissionais;
- 14h30 – A Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente celebra um protocolo de cooperação estratégica entre o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e a Madeira Friends International Community Association na Quinta Vigia;
- 15 horas - O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, apresenta cumprimentos de Natal, ao Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, no Paço Episcopal do Funchal;
- 16h30 - O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe, em audiência para apresentação de cumprimentos de Natal a Presidente e os vereadores da Câmara Municipal do Funchal;
- 17 horas - A Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM) realiza um Concerto de Natal no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. O concerto é promovido pela banda Rabuçados de Funcho”da APCM, formada em 2023, que é constituída por um grupo de colaboradores e residentes da instituição;
- 19 horas – O Estúdio de Música Antiga do Conservatório actua no Palácio de São Lourenço no âmbito do projecto ‘Natal no Palácio’;
- 19 horas - Concerto de Natal com a Orquestra de Sopros do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira no Jardim da Sede do Conservatório;
- 19 horas - Coro Juvenil do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira actua na Aldeia Natal da Praça do Município.
Principais acontecimentos registados a 16 de Dezembro:
1773 - Colonos americanos entram num barco britânico em Boston e destroem o carregamento de chá. É o primeiro gesto para a independência dos Estados Unidos.
1897 - É assinada a Paz de Constantinopla entre a Grécia e a Turquia, resolvendo a questão de Creta.
1950 - Os Estados Unidos proclamam o estado de emergência, na sequência do revés sofrido pelas tropas das Nações Unidas (ONU) na Coreia. Começa o clima de guerra aberta ao "imperialismo comunista".
1956 - A Bélgica admite a independência do Congo.
1960 - Dois aviões colidem sobre o porto de Nova Iorque, Estados Unidos. Morrem 131 pessoas.
1961 - A Índia intima Portugal a abandonar os territórios de Goa, Damão e Diu.
1965 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) vota o estabelecimento de sanções económicas contra o governo de minoria branca na Rodésia.
1970 - É assinada em Haia a Convenção para a Repressão da Captura Ilícita de Aeronaves.
1971 - A Índia declara o cessar-fogo depois de ter conquistado Daca, no Paquistão Oriental.
1972 - Massacre de Wiriyamu, em Moçambique, pelos esquadrões especiais de Kaúlza de Arriaga e a PIDE. A morte de cerca de 400 civis desarmados virá a ser denunciada por missionários e pela Cruz Vermelha Internacional.
1974 - É constituída a União Democrática Popular (UDP).
1979 - A Aliança Democrática (AD) vence as eleições autárquicas em Portugal.
1990 - É assinado, em Lisboa, por Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe o Acordo Ortográfico da língua portuguesa.
1993 - É desactivado o Regimento de Comandos da Amadora e criada a Brigada Aerotransportada Independente do Exército.
1993 - A Alemanha abandona formalmente, as instalações da Base Aérea de Beja (BA 11), Portugal, após cerca de 25 anos de presença militar no território nacional.
1995 - Os Chefes de Estado e de Governo da União Europeia decidem apoiar todas as ações que contribuam para uma solução justa em Timor-Leste.
1998 - Operação "Raposa do Deserto". Ataque norte-americano ao Iraque, perante a recusa de entrada dos inspetores de armamento das Nações Unidas (ONU).
1999 - O Conselho de Ministros aprova um decreto-lei que cria a Sociedade Anónima Euro´2004, SA - sociedade promotora da realização em Portugal da fase final do Campeonato Europeu de Futebol´2004, com aprovação dos respectivos estatutos.
2001 - As eleições autárquicas portuguesas dão a vitória ao PSD. O PS perde as câmaras de Lisboa, Porto e Coimbra.
2004 - A Justiça britânica declara a ilegalidade da legislação antiterrorista aprovada no Reino Unido após o 11 de Setembro de 2001. "A prisão de detidos (estrangeiros) no quadro do artigo 23" da lei anti-terrorista britânica "viola as obrigações legais do Reino Unido face à Convenção europeia dos Direitos Humanos", afirmaram os juízes.
2006 - Primeiras eleições legislativas nos Emirados Árabes Unidos.
2008 - O médico iraquiano Bilal Abdulla é declarado culpado por um tribunal britânico pelos atentados terroristas planeados para as cidades de Londres, Inglaterra, e Glasgow na Escócia, em junho de 2007.
2013 - O Governo anuncia que a décima avaliação regular da 'troika' ao programa de resgate de Portugal "foi positiva" e reitera a intenção do executivo de "terminar o programa na data prevista".
2015 - O Tribunal Constitucional de Angola ordena o fim da aplicação da prisão preventiva aos 15 ativistas angolanos presos desde junho. Nesse sentido, a Procuradoria-Geral da República de Angola propõe a alteração da medida de coação de prisão preventiva para prisão domiciliária.
2017 - Dois casais de mulheres casam-se na Austrália, nas primeiras uniões homossexuais legais no país, após a sua legalização, há poucos dias.
2018 - O número de vítimas mortais do atentado terrorista de dia 11 em Estrasburgo, França, sobe para cinco, após a morte de um dos feridos graves, um homem de nacionalidade polaca.
2021 - A Agência Europeia do Medicamento aprova a possibilidade de o medicamento para a covid-19 Paxlovid, da farmacêutica Pfizer, ser usado em tratamento de pessoas que não estão ventiladas e que estejam em risco de desenvolver doença grave.
2023 - Pedro Nuno Santos, 46 anos, é eleito secretário-geral do Partido Socialista, com 24.080 votos, correspondentes a 62%, nas eleições diretas.
Pensamento do dia:
Não há inocentes. Só aqueles que ainda não nasceram ou os que já estão mortos podem aspirar à inocência. Stig Dagerman (1923-54), escritor e jornalista sueco.