Marcelo transmite condolências a Macron por vítimas do ciclone Chido
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, transmitiu hoje condolências e solidariedade ao Presidente francês, Emmanuel Macron, pelas vítimas e desalojados provocados pelo ciclone Chido no território insular de Mayotte, no Índico.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa enviou ao Presidente Emmanuel Macron uma mensagem de condolências e profunda solidariedade pelas consequências devastadoras provocadas pelo ciclone que afetou as ilhas Mayotte, que resultaram na perda de numerosas vidas humanas e pessoas desaparecidas, desalojados e significativos prejuízos materiais", lê-se numa nota da Presidente da República Portuguesa.
O número de mortos neste departamento francês devido ao ciclone Chido é de várias centenas e pode estar perto de mil, segundo François-Xavier Bieuville, responsável do governo local.
O governante considerou "extremamente difícil" indicar, por enquanto, um número exato de vítimas do ciclone, que causou destruição generalizada neste território no Oceano Índico, que é o mais pobre departamento de França.
O ciclone tropical Chido atravessou o sudeste do Oceano Índico na sexta-feira e no sábado e hoje atingiu Moçambique, onde provocou cortes de eletricidade e pelo menos uma morte, na província de Nampula.