DNOTICIAS.PT
Madeira

Sérgio Gonçalves promete trabalho em contexto europeu desafiante

None
Foto Hélder Santos/Aspress

"É uma honra representar a Madeira", assumiu Sérgio Gonçalves, indicando que este é um mandato de responsabilidade acrescida, por ser o único madeirense e pelo actual contexto europeu.

O eurodeputado inaugurou, hoje, o seu gabinete na Madeira, localizado no Forte de Nossa Senhora do Amparo, em Machico.

Sérgio Gonçalves afirmou que a guerra na Ucrânia e as relações com a China são desafios a ter em conta. Há pressão adicional ao orçamento de 200 mil milhões de euros.

O parlamentar está preocupado com a política de coesão, que defende ter de continuar num modelo descentralizado, que "não pode ser subvertido".

As regiões ultraperiféricas também vão merecer atenção especial, também dado o contexto madeirense.

A mobilidade e transportes, turismos e combate à pobreza são alguns dos assuntos que vão merecer especial atenção.

Apesar da sustentabilidade ser "palavra de ordem" têm de ser criadas condições para fazer essa transição. Os portos e aeroportos têm de merecer especial atenção quanto a esse aspecto.

Quanto à Diáspora, irá em missão à África do Sul já no próximo ano.

No que respeita ao gabinete, quer abri-lo à população, com ações sobre literacia europeia. Quer conferências temáticas e quer iniciativas em todos os concelhos da Região, apesar de ter este espaço físico.

Sérgio Gonçalves defende uma política de proximidade e de coerência ao longo do percurso político.

"A credibilização política não cabe só aos políticos", frisou.

Ricardo Franco afirmou que este espaço é cedido temporariamente ao deputado, fruto de um protocolo. Para o presidente da Câmara de Machico, esta é uma forma de mostrar aos jovens o trabalho que é feito no Parlamento Europeu.

Fotorreportagem

O autarca lamentou que o Forte de Nossa Senhora não tenha sido entregue à Câmara Municipal, mas sim ao Governo Regional, dada a história da sua construção.