Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz anuncia chegada do novo Veículo Especial de Combate a Incêndios
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz anuncia a chegada do novo Veículo Especial de Combate a Incêndios (VECI), "fruto de um investimento de aproximadamente 380 mil euros realizado pelo Município de Santa Cruz".
"Este é um marco significativo no fortalecimento da capacidade de resposta às emergências no concelho, abrangendo acidentes rodoviários, incêndios urbanos e florestais", refere em comunicado.
E explica: "Combinando versatilidade e alta tecnologia, o VECI pode ser descrito como um verdadeiro 'canivete suíço' das operações de emergência. A sua capacidade de adaptação a diferentes cenários, desde o combate a incêndios até o salvamento rodoviário e florestal, garante maior eficiência e eficácia na atuação dos bombeiros".
Adianta também que o VECI vem equipado com tecnologia avançada e adaptações específicas para múltiplas situações de emergência. Entre as suas principais especificações destacam-se: Capacidade Operacional: Tanque de água com capacidade para 1.000 litros e bomba de serviço certificada para débitos de até 1.900 litros por minuto; Equipamentos de Resgate: Ferramentas eletro-hidráulicas para salvamento e desencarceramento, estabilizadores de veículos e sistema de iluminação para operações nocturnas; Mobilidade: Chassis IVECO com Tracção integral com motor a diesel e potência de 180cv com capacidade de operar em fora de estrada; Segurança e Ergonomia: Cabine dupla homolgada com espaço para cinco bombeiros, equipada com suporte para aparelhos respiratórios, iluminação interna e painéis de controlo acessíveis; Tecnologia de Extinção: Sistema de doseamento para agentes espumíferos de classe A e B, garantindo eficácia em diferentes tipos de incêndios.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz revela ainda que "este veículo vem também equipado com luzes estroboscópicas, mastro telescópico de iluminação e gerador de energia eléctrica, permitindo sua utilização em condições extremas".
Conclui, dizendo que "Santa Cruz fica assim mais protegida, com tecnologia de ponta ao serviço da comunidade".