Concerto de Natal do DIÁRIO junta Rita Guerra e OCM
Evento repete-se amanhã também no Centro de Congressos da Madeira
Nas efemérides de hoje, descubra que faz um ano que o cardeal José Tolentino de Mendonça venceu o Prémio Pessoa 2023.
O DIÁRIO volta a promover este ano um concerto especial de Natal. O evento de dois dias vai juntar a talentosa cantora portuguesa Rita Guerra e a esplendida Orquestra Clássica da Madeira no palco do Centro de Congressos da Madeira.
As actuações terão lugar pelas 18 horas deste sábado e domingo, dias 14 e 15 de Dezembro, e contarão com a direcção do maestro convidado António Vassalo Lourenço.
Os bilhetes estão à venda nas lojas do DIÁRIO, Fórum Madeira, Clube de Vídeo (Ribeira Brava), Tabacaria Becas (Machico), Casino da Madeira, à entrada do evento no Centro de Congressos da Madeira e ‘on-line’ em iniciativas.dnoticias.pt. Os assinantes do DIÁRIO têm um desconto de 5 euros sobre o valor de venda ao público.
O espectáculo conta com os patrocínios da NOS Madeira, do Fórum Madeira e do Hospital da Luz, com o apoio da Madeira Rent.
Outras iniciativas que marcam a agenda regional deste que é o tricentésimo quadragésimo nono dia do ano, em que faltam 17 dias para o fim de 2024:
- Das 11 às 12h30 e das 13h30 às 16 horas - Oficina 'Feltragem Molhada', no âmbito do projecto 'Onde Vive a Lã', no Museu Etnográfico da Madeira;
- 10 horas - Inauguração do Gabinete Europa com o eurodeputado Sérgio Gonçalves no Forte de Nossa Senhora, em Machico;
- 16 horas - Apresentação do Livro ‘Adeus por hoje … Cartas de Luzia para Fernanda Casto e António Ferro’ na FNAC do Madeira Shopping;
- Das 17 às 20 horas - Discussão pública do plano de salvaguarda das tradições do Vinho Madeira no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos;
- 18 horas - Missa Tradicional da Venezuela na Sé Catedral do Funchal;
- 18 horas – Jogo Nacional - Moreirense da I Liga de Futebol no Estádio da Madeira;
- 18 horas - Inauguração da exposição ‘Porto Santo’ de Daniel Silvestre na Porta 33, Rua do Quebra Costas;
- 20 horas - Concerto de Natal na Igreja da Nossa Senhora da Piedade, no Porto Santo;
- 20 horas - Espectáculo ‘Crack in the Sky’ no Auditório do Centro Cultural e de Investigação do Funchal;
- 21 horas - Projecto ‘Cinema Português’ no Forúm Machico;
- Das 15 às 20 horas - Concertos de Natal do Conservatório – Escola das Artes da Madeira:
- 15 horas - Combo de Jazz na Aldeia Natal na Praça do Município;
- 16 horas - Concerto de Natal pela Orquestra de Sopros no Auditório do Externato Apresentação de Maria;
- 18 horas - Concerto especial ‘Have Yourself a Merry Little Jazzmas!’ na Igreja Inglesa;
- 20 horas - Concerto de Natal com coros na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
Principais acontecimentos registados a 14 de Dezembro, Dia Nacional do Tais em Timor:
1745 - Um incêndio destrói os Paços da Ribeira, em Lisboa.
1911 - O explorador norueguês Roald Amundsen atinge o Pólo Sul.
1927 - O Reino Unido reconhece a independência do Iraque.
1938 - Hermann Goering assume a liderança da chamada "Questão dos Judeus", eufemismo para o Holocausto.
1939 - A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é expulsa da Sociedade das Nações.
1947 - É inaugurado o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, concebido pelos arquitetos Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio.
1955 - Portugal é admitido como membro da Organização das Nações Unidas (ONU).
1960 - A Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU) aprova a Declaração Anticolonialista.
1962 - A Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU) condena a atuação de Portugal em Angola e reclama o reconhecimento imediato do direito dos povos à independência assim como o fim de todos os atos de repressão pelo Governo de Oliveira Salazar.
1970 - A Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU) condena a utilização de agentes químicos e biológicos contra as populações dos territórios sob administração portuguesa.
1981 - Na Polónia, trabalhadores desencadeiam greves de protesto pela imposição da lei marcial.
1983 - O Presidente da Argentina, Raul Alfonsin, ordena o julgamento de nove membros da antiga junta militar, pelo seu papel na ditadura da década de1970.
1986 - O Sporting ganha, no Estádio de Alvalade, ao Benfica, por 7-1, em jogo do campeonato nacional de futebol.
1987 - Movimento de Resistência Islâmica Hamas.
1989 - Mais de sete milhões de chilenos votam nas primeiras eleições presidenciais e legislativas realizadas no país desde 1973.
1990 - O Prémio Pessoa é atribuído à pintora Maria Inês Fonseca, Menez.
1995 - Os presidentes da Bósnia, Alija Izetbegovic, da Croácia, Franjo Tudjman, e da Sérvia, Slobodan Milosevic, assinam no Palácio presidencial francês do Eliseu em Paris, França, os acordos de paz de Dayton para a Bósnia.
1996 - É assinado o contrato de adjudicação da empreitada principal de construção civil da barragem e central hidroelétrica de Alqueva, entre a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e o Agrupamento Complementar de Empresas Somague, Bento Pedroso, Cubiertas, Dragados, A.C.E.
1997 - Eleições autárquicas em Portugal dão a vitória ao Partido Socialista.
1998 - O Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, visita a faixa de Gaza. Trata-se da primeira visita oficial de um Chefe de Estado norte-americano a território palestiniano.
1999 - É acordada a data, 31 de dezembro, para a entrega do controlo do Canal do Panamá ao Governo panamiano, pelos Estados Unidos.
2000 - A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos autoriza a compra da gigante da indústria de entretenimento Time Warner pela empresa norte-americana de serviços Internet América Online.
2001 - O Presidente da República Francesa, Jacques Chirac, condecorou, o realizador português Manoel de Oliveira com o grau de "Commandeur de la Légion d'Honneur".
2003 - Paul Bremer, administrador civil norte-americano no Iraque, confirma a captura de Saddam Hussein. Os Estados Unidos asseguram que julgamento será feito por um tribunal iraquiano.
2004 - O Presidente francês, Jacques Chirac, inaugura no centro-sul de França a ponte mais alta do mundo, o viaduto de Millau, da autoria do arquitecto britânico Norman Foster.
2006 - É aprovada no Parlamento a nova Lei de Bases da Segurança Social.
2012 - Pelo menos 27 pessoas, incluindo o alegado atirador e pelo menos 14 crianças, morrem num tiroteio numa escola primária, Sandy Hook Elementary School, na pequena localidade de Newtown, a cerca de 128 quilómetros de Nova Iorque, no estado do Connecticut, nordeste dos Estados Unidos.
2013 - A China consegue fazer aterrar a sonda espacial Chang'e-3 na Lua, pela primeira vez, numa proeza só realizada até agora pela Rússia e pelos Estados Unidos.
2017 - A justiça belga arquiva o pedido das autoridades espanholas de extradição do ex-presidente catalão Carles Puigdemont e quatro antigos conselheiros, que se encontram a residir em Bruxelas.
2019 - O Conselho de Ministros aprova a proposta de Orçamento do Estado para 2020, durante uma reunião extraordinária que se prolongou por dez horas.
2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceita a exoneração de Teresa Gonçalves Ribeiro e de Nuno Tiago dos Santos Russo, como, respetivamente, secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
2020 - O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos da América valida a vitória do democrata, Joseph Robinette Biden, Jr, Joe Biden, nas eleições presidenciais, que com 302 votos ultrapassou o mínimo de 270 necessários para poder ser o 46.º Presidente norte-americano.
2021 - O antigo ministro da Economia Manuel Pinho fica detido após comparecer no Departamento Central de Investigação e Ação Penal para interrogatório no âmbito do caso EDP.
2023 - O Conselho Europeu decide abrir as negociações formais de adesão à União Europeia com a Ucrânia e a Moldova, anunciou o presidente da instituição, Charles Michel, falando num "sinal claro de esperança" para estes países.
2023 - O cardeal José Tolentino de Mendonça vence o Prémio Pessoa 2023.
Pensamento do dia:
Por mais belas teorias que se façam, por mais perfeitas Constituições com que se comece, o 'status in statu' forma-se logo. Ou com frades ou com barões ou com pedreiros-livres se vai pouco e pouco organizando uma influência distinta quando não contrária ao grande corpo social. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.