DNOTICIAS.PT
Madeira

"As pessoas com deficiência merecem viver com dignidade"

None

No mês em que se comemorou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o PAN Madeira destaca a importância "de garantir os direitos desta comunidade, que ainda enfrenta desafios e discriminação em diversos sectores da sociedade". Apesar dos avanços, diz que "persistem obstáculos que limitam a plena participação das pessoas com deficiência na vida social, política e económica da Região Autónoma da Madeira". 

"Estima-se que cerca de 14% da população portuguesa vive com algum tipo de deficiência, realidade que não difere muito na Madeira. Estas pessoas enfrentam barreiras que dificultam não só o acesso a serviços essenciais, como também a oportunidade de contribuírem ativamente para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa​", refere o partido em nota emitida à imprensa. 

O PAN Madeira defende medidas urgentes e concretas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito pela dignidade humana. E propõe iniciativas que "assegurem mobilidade acessível com a gratuitidade dos passes dos transportes públicos, ampliação da rede de apoio institucional e maior representação em espaços de decisão". Abrir espaço para pessoas com deficiência em cargos públicos e políticos é, para o partido, "uma prioridade, pois são estas vozes, frequentemente marginalizadas, que melhor compreendem as necessidades e os desafios que enfrentam". 

Válter Ramos, vice porta-voz do PAN Madeira, sublinha que "é importante que igualmente se crie residências adequadas às pessoas com deficiências, incluindo lares". Pois, conforme acrescentou, "o cuidado a estas pessoas é especifico e merece ter uma tenção especial".

As pessoas com deficiência merecem viver com dignidade".  Válter Ramos

O PAN Madeira reafirma "o seu compromisso em lutar por políticas públicas que promovam a justiça social, instando todas as entidades públicas e privadas a unirem esforços para erradicar a discriminação e construir um futuro mais inclusivo".