Conexão entre educação, investigação e inovação no desporto, saúde e tecnologia abordada em conferência na UMa
No âmbito do projecto SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network (Centro de Excelência para a inovação pedagógica no Ensino Superior), irá decorrer na Universidade da Madeira (UMa), no próximo dia 19 de Dezembro, no Anfiteatro 5, no piso 3 do Campus Universitário da Penteada, uma conferência intitulada 'Connections between Education, Research, and Innovation in Sports, Health, and Technology'.
"A abertura dos trabalhos, marcada para as 11h00, estará a cargo da vice-reitora da Universidade da Madeira e responsável pelo projeto na instituição de ensino superior madeirense, Elsa Fernandes", revela nota emitida à imprensa.
Segue-se a apresentação de vários projectos de investigação em curso no Departamento de Educação Física e Desporto da Faculdade de Ciências Sociais da UMa, designadamente, 'Walking Football e Envelhecimento Saudável' por Francisco Santos, 'eGames Lab' por Cíntia França, 'Handball Athletes’ Profile in RAM: A 5-Year Longitudinal Study' por Francisco Martins; e 'Caracterização Física e Fisiológica das Levadas na RAM' por Élvio Rúbio Gouveia.
Findo as apresentações, haverá lugar às intervenções de Krzysztof Przednowek e Rafał Podgórski, ambos da University of Rzeszow, intituladas, respectivamente, 'Teaching and Learning Modern Technologies in Sports and Health Training Diagnostics' e 'Teaching and Research Potential of the College of Medical Sciences at the University of Rzeszow'.
Revela que "o Centro de Excelência SAPIEN é liderado pela Universidade NOVA de Lisboa e, além da Universidade da Madeira, integra ainda as Universidades dos Açores, do Algarve e de Évora e os Politécnicos de Beja, de Portalegre, de Setúbal, e a Egas Moniz School of Health & Science".
E conclui: "Criado e financiado por fundos do programa NextGeneration EU, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Mais Digital, da República Portuguesa, o SAPIEN tem como objectivos promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes); e consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através de uma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras eficientes na promoção de ensino de qualidade".