DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Exposição revela a Madeira do século XIX pelas lentes de Joaquim Augusto Sousa

None

O Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente's abriu ao público, na quinta-feira, uma exposição dedicada à obra de Joaquim Augusto Sousa, considerado um dos pioneiros da fotografia amadora na Madeira.

A mostra, organizada pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, apresenta 70 fotografias históricas em técnicas como gelatina e sais de prata e colódio húmido, além de quadros e um álbum de paisagens madeirenses cedido pela Casa-Museu Frederico de Freitas. As imagens datam do final do século XIX e início do século XX, oferecendo um retrato singular da Madeira daquela época.

Durante a inauguração, que contou com a presença de descendentes do fotógrafo, o secretário regional Eduardo Jesus destacou a relevância do legado de Joaquim Augusto Sousa.

“Temos de engrandecer o contributo desse trabalho”, afirmou, lembrando que as imagens foram captadas em uma época de escassez de recursos tecnológicos.

“Nessa altura as pessoas que tinham interesse na modernidade, tinham, elas próprias, de inventar os meios para que a mesma acontecesse. Joaquim Augusto Sousa é uma prova dessa atitude”, elogiou.

A mostra de Joaquim Augusto Sousa pode ser visitada no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente's até Março de 2025.