HF transportou até Setembro 16 milhões de passageiros
Aumento de 20% obrigou empresa a realizar mais 8 mil viagens para responder à procura
Nos primeiros três trimestres deste ano a Horários do Funchal (HF) transportou quase 16 milhões de passageiros, quando no período homólogo anterior – entre Janeiro e Setembro de 2023 – havia transportado 12,8 milhões de euros. Um aumento à volta dos 20% que resulta na nova aposta do Governo em criar quadro tarifário “muito vantajoso”, revelou Cláudio Mantero, responsável pelo Gabinete de Estudos, Planeamento e Relações Internacionais da HF na conferência ‘Pensar o Futuro’ que hoje debate a Mobilidade no Funchal.
A gratuidade de passes para estudantes até aos 23 anos e para os seniores com mais de 65 anos é “medida social com impacto muito grande”.
Revela que a esta “tendência crescente [na procura] a Horários do Funchal responde a essa tendência”, ao revelar que só este ano, a transportadora realizou “quase 8 mil viagens a mais” em comparação às frequências realizadas no ano anterior.
Apesar do significativo crescimento de utentes, reconhece que “a mudança de modo é uma atitude complicada”, ou seja, “não é fácil uma transição para o transporte público”.
Revela que o mercado turístico também contribui para o aumento de passageiros transportados.
Denuncia que “o aumento da oferta da HF é um aumento robusto mas sofremos uma dificuldade do lado dos motoristas”, ao dar conta que a empresa enfrenta “grandes dificuldades do lado dos recursos humanos”, problema da mão-de-obra que é transversal na Europa.
Outro pormenor relevante é a qualidade da frota da HF, fruto da renovação “muito relevante”, baixando em 2023 a idade média da frota para 6.7 anos, que garante ser inferior à média europeia dos transportes públicos.