DNOTICIAS.PT
Desporto

FC Porto e Braga jogam 'cartadas' importantes, Vitória vai à Suíça

Foto EPA/JOSE COELHO
Foto EPA/JOSE COELHO

FC Porto e Sporting de Braga defrontam hoje Midtjylland e Roma, respetivamente, adversários diretos na luta pela qualificação para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, na sexta e antepenúltima jornada da nova fase de liga.

O FC Porto ocupa o 23.º lugar, dois acima da zona de eliminação das provas europeias, com cinco pontos, menos dois do que o campeão dinamarquês (20.º classificado, com sete), enquanto o Sporting de Braga (18.º, também com sete) viaja até Roma para defrontar a atual 21.ª colocada, com seis pontos.

Os 'dragões', que ganharam apenas um jogo na Liga Europa, em cinco encontros (2-0, ao Hoffenheim), estão a atravessar a pior fase da temporada, na qual foram goleados pelo Benfica (4-1) e eliminados da Taça de Portugal, pelo Moreirense (derrota por 2-1).

Com um único triunfo nos últimos seis jogos oficiais, Vítor Bruno está cada vez mais sob pressão no comando técnico dos 'dragões', que voltaram a tropeçar no sábado, ao empatarem 1-1 em Famalicão, para a I Liga, falhando a possibilidade de apanharem o Sporting na liderança.

O Sporting de Braga, quinto colocado no campeonato português, também voltou a escorregar na derradeira jornada, ao empatar 2-2 na receção ao Estoril Praia, em vésperas de receber a Roma, que apresenta um desempenho muito pior na Liga italiana, na qual ocupa a 11.ª posição.

Nos restantes jogos da sexta jornada da Liga Europa, destaca-se também a deslocação do Manchester United, treinado por Ruben Amorim e no qual alinham os internacionais portugueses Diogo Dalot e Bruno Fernandes, ao estádio do Plzen, para um embate entre o 12.º e 13.º colocados, com os mesmos pontos.

Vitória de Guimarães tenta reforçar candidatura direta aos oitavos de final

O Vitória de Guimarães vai tentar hoje aproximar-se do apuramento direto para os oitavos de final da Liga Conferência de futebol, ao defrontar na Suíça o St. Galen, na quinta jornada da prova.

Com 10 pontos em 12 possíveis, os vimaranenses integram o trio de terceiros classificados -- avançam oito diretamente para a próxima fase -, tendo, depois de nove triunfos consecutivos na Liga Conferência, um recorde português nas provas da UEFA, os pupilos de Rui Borges tropeçado na última jornada, com empate no Cazaquistão, porém continuam invictos, no seu melhor percurso europeu da história.

Entre os restantes lusos em prova, o Légia Varsórvia de Gonçalo Feio, e no qual atuam Ruben Vinagre e Claude Gonçalves, é a maior surpresa da competição, ao partilhar a liderança com o Chelsea, com o pleno de quatro triunfos, recebendo hoje os suíços do Lugano, enquanto o Panathinaikos de Rui Vitória, 24.º, com quatro pontos, vai tentar prosseguir a recuperação na prova, atuando em casa dos galeses do TNS.

Nesta 'terceira divisão' das provas de clubes da UEFA há mais portugueses em competição, com Renato Veiga, Pedro Neto e João Félix nos ingleses do Chelsea, Nené e Tomás Silva nos polacos do Jagiellonia, Jorge Silva, David Fernandes Sualehe e Diogo Pinto nos eslovenos do Olímpia Ljubljana e Domingos Quina e Pêpê Rodrigues nos cipriotas do Pafos.