DNOTICIAS.PT
Madeira

Marina do Funchal já tem dono

APRAM só conta entregar a obra no fim de Abril do próximo ano.

None

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) não anulou o concurso para atribuição da exploração da Marina do Funchal e embora a informação ainda não tenha sido publicada, os concorrentes foram notificados da decisão. Nos próximos dias será criada a Sociedade Anónima que vai assinar o contrato.

Foi a Associação MarinaFunchal que venceu o concurso público internacional para exploração da zona comercial, requalificação e exploração da zona náutica e exploração da zona marítimo-turística por um prazo de 15 anos. Esta empresa apresentou uma proposta de 750 mil euros + IVA ao ano, o que ascende a mais de 900 mil euros de renda para explorar os mais de 60.000 metros quadrados.

A obra está atrasada, só deverá ser entregue em final de Abril de 2025 e só depois disso terão lugar as obras nos bares, lojas e restaurantes a subconcessionar.

A vencedora do concurso já era a responsável pela parte molhada da marina, pelo que a concessão será de certa forma uma continuidade. Já tinha também dois espaços na parte seca.

O DIÁRIO sabe que a Associação pretende valorizar os anteriores proprietários mas que não fará adjudicação directa. Deverá também contratar novos trabalhadores a seu tempo, além de manter os que constam já do seu quadro e que estavam protegidos no concurso público.

Com as obras a decorrer, está tudo muito dependente da APRAM e das orientações da empresa responsável pela gestão dos portos.

A APRAM teve dúvidas em relação aos números apresentados pela Associação MarinaFunchal por ser um valor bem mais elevado em relação aos 535.000 ao ano, mais IVA, que eram pedidos no concurso. Os esclarecimentos foram prestados e a gestora dos portos acabou por aceitar a proposta.

Tinham concorrido também a RIM - Engenharia e Construções, S.A; a Tecnovia Madeira - Sociedade de Empreitadas, S.A o consórcio constituído pelas sociedades Desarrollos Concesionales Insulares S.L. e Neptunepirate, Unipessoal Lda, que gere a Marina da Quinta do Lorde.