Idosos do Funchal recebem kits 'Smart Bear’ para monitorizar parâmetros de saúde
Na Madeira, o projecto europeu beneficia diretamente 501 pessoas
Kit que será entregue aos participantes inclui telemóvel, ‘smartwatch’, termómetro digital e oxímetro
Amanhã, dia 12 de Dezembro, será feita uma nova entrega de equipamentos a participantes do projecto 'Smart Bear - Smart Big Data Platform to Offer Evidence-based Personalised Support for Healthy and Independent Living at Home', que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, às 17h30.
O projecto 'Smart Bear’ é um dos projectos financiados pelo programa da Comunidade Europeia Horizonte 2020, que visa fornecer soluções na prevenção e tratamento de comorbidades associadas ao envelhecimento.
O principal objectivo deste projecto é implementar uma plataforma inovadora utilizando dispositivos médicos inteligentes, através de interações baseadas na evidência, possibilitadas pelo uso de dispositivos médicos sensoriais e ambientais, associados a fatores de risco clinicamente significativos em idosos que apresentam diversas comorbidades e, contribuir para a procura de soluções que possam apoiar um envelhecimento activo.
A solução 'Smart Bear está a ser testada em cinco países da União Europeia, França, Grécia, Itália, Portugal e Roménia, sendo a Madeira a região demonstradora de todas as soluções desenvolvidas no projeto e referência Europeia para outras regiões semelhantes.
Este projecto – que teve início teve início em Setembro de 2019 e termina em Fevereiro de 2025 – desenvolveu-se em duas fases na Madeira e permitiu monitorizar 500 utentes do Serviço Regional de Saúde.
Na Madeira, o projeto beneficia diretamente 501 pessoas, 77 por cento das quais são do Funchal.