Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira felicita o novo Bispo Auxiliar de Lisboa
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, expressou esta terça-feira uma "enorme honra" ao saudar a nomeação do padre Rui Augusto Jardim Gouveia como Bispo Auxiliar de Lisboa, um reconhecimento atribuído pelo Papa Francisco.
É com uma enorme honra que assisto ao reconhecimento de um filho de pais naturais de Santana, concelho onde frequentou a escola primária e secundária. A nomeação para tão alto cargo na Igreja Católica Portuguesa enche de orgulho a Madeira e os madeirenses. José Manuel Rodrigues, presidente da ALM
Rui Gouveia, nascido em 17 de Abril de 1975, em Joanesburgo, África do Sul, foi ordenado padre a 6 de Julho de 2008. "Com um percurso académico notável", é licenciado em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. O futuro bispo também se especializou em Teologia Catequética na Universidade de San Dámaso e em Espiritualidade Bíblica na Universidade de Comillas, em Madrid. "Um notável percurso académico que louvo e enalteço", sublinhou José Manuel Rodrigues.
Actualmente pároco da Anunciada e assistente diocesano da Pastoral Familiar, na Diocese de Setúbal, Rui Gouveia será ordenado Bispo no dia 16 de Fevereiro de 2025, na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.
José Manuel Rodrigues encerrou a mensagem desejando "as maiores felicidades no desempenho destas novas e importantes funções de governo pastoral e de anúncio da esperança" ao futuro Bispo Auxiliar de Lisboa.