Votação presencial do Orçamento Participativo durante três dias em São Martinho
Ao longo de três dias, os cidadãos vão poder votar presencialmente para o Orçamento Participativo do Funchal, organizado pela Câmara Municipal, referente a 2024/2025, na freguesia de São Martinho. Este orçamento disponibiliza uma verba a global de 600.000 euros, para financiar os projectos mais votados.
Nos dias 11 e 12 a votação decorre no Centro Cívico de São Martinho. A 11 de Dezembro também é possível votar na Associação de Ciclismo da Madeira. Já no dia 13, pode votar tanto na ACAPORAM como na Arca D’Ajuda.
Encontram-se em votação 56 projectos, divididos nas categoria concelhia (37), juvenil (7), sénior (4) e escolar (8). A votação é exercida através da plataforma electrónica disponibilizada para o efeito, ou através de Short Message Service (SMS), não sendo admitida qualquer forma de representação ou delegação pessoal ou também presencialmente.
Podem participar na fase de votação todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa, bem como, os cidadãos de nacionalidade estrangeira com título de residência válido, sendo que cada cidadão tem direito a votar em dois projectos distintos.
"Posteriormente, os resultados das votações serão apresentados no âmbito de uma sessão pública, presidida pelo Presidente da CMF, Cristina Pedra, para a qual serão convidados os eleitos locais, os titulares de projectos submetidos a apreciação técnica e todos os cidadãos que pretendam assistir à mesma", explica nota à imprensa, acrescentando que "os resultados serão também publicados na plataforma electrónica op.funchal.pt. Após a concretização dos projectos, proceder-se-á à sua apresentação à população, em cerimónia presidida por um representante da CMF e pelos respectivos participantes".