Abril e Novembro
Quem verdadeiramente preza a democracia não deveria considerar a comemoração oficial do 25 de Novembro de 1975 (25Nov) como uma ofensa e uma desvalorização do 25 de Abril de 1974 (25Abr).
Foi o golpe militar do 25Abr que derrubou a ditadura do Estado Novo e propiciou o regresso de Portugal à DEMOCRACIA e à LIBERDADE.
Sem 25Abr não haveria 25Nov, mas sem 25Nov muito provavelmente a DEMOCRACIA e a LIBERDADE que o 25Abr nos trouxe teriam sido destruídas, isso basta para aquilatar mais do que a importância de um em relação ao outro que ambos se complementaram para a prossecução do nosso regime democrático cujo curso tanto os extremistas de esquerda como os de direita pretenderam interromper.
Durante o PREC tanto a extrema esquerda (EE) como a extrema direita (ED) tentaram impor novamente aos/às portugueses/as regimes que voltariam a condicionar ou mesmo suprimir a LIBERDADE e a DEMOCRACIA readquiridas em 25Abr, contando com o apoio de alguns militares e de partidos enfeudados às respetivas ideologias extremistas, para os quais “liberdade e democracia” serviriam para tudo menos para os/as portugueses/as poderem escolher em eleições democráticas e livres os/as seus/suas representantes na Assembleia da República.
Ramalho Eanes diz e muito bem que não entende que “estigmatizem o 25 de Novembro, porque é a continuação do 25 de Abril”.
E se é natural que o PCP abomine o 25Nov pois foi aí que viu esboroadas as suas tentativas para instaurar uma ditadura comunista em Portugal, já é mais estranho, ou talvez não, ver e ouvir as diatribes do BE contra o 25Nov, até porque sem o 25Nov o mais provável teria sido a instauração de uma nova ditadura em Portugal que impediria o regime multipartidário livre e democrático que o 25Abr nos propiciou.
Uma palavra de enorme apreço a Mário Soares que liderou a resistência política contra as investidas antidemocráticas da EE e da ED, no que teve o apoio de outros líderes políticos democráticos e aos militares do Grupo dos Nove que em 25Nov recolocaram Portugal na senda da DEMOCRACIA e da LIBERDADE conquistadas no 25Abr.
Leitor identificado