Obras de segurança cumpriram!
Atingimos o nível vermelho na pluviosidade no Areeiro. E em outras estações da costa sul o nível foi semelhante. Choveu muito, mesmo muito. Sem grandes danos a reportar, com as ribeiras a escorrer normalmente, sem percalços, para o mar.
Normalmente, somos muito rápidos a criticar, muito prontos a verberar, mas muito esquecidos na hora de elogiar.
Se tivesse havido problemas, já estariam, de certeza, os arautos do “agachamento”, os santos e beatos, os que nunca nada fizeram, mas que de tudo dizem mal (de uma coisa e do seu contrário), a falarem. A dizerem que as obras das ribeiras tinham sido malfeitas, que a limpeza de terrenos e das ribeiras não tinha sido feita ou que tinha sido realizada.
As coisas correram bem. Porque houve trabalho de antecipação realizado pelas autoridades e porque as obras realizadas pelo Governo, de regularização e canalização das ribeiras e de construção dos açudes, provaram estar certas.
Custa muito reconhecer-se esse facto! Custa muito elogiar o Governo por ter realizado as obras necessárias, por continuar a investir na estabilização dos taludes e na regularização de e canalização de ribeiras e ribeiros, por limpar escarpas e terrenos?
São várias centenas de milhões de euros investidos desde 2010. Não quer dizer que um 20 de fevereiro não se possa vir a repetir. Mas, com certeza, os seus efeitos não serão os mesmos.
Os madeirenses agradecem. A segurança, tudo o que se fizer em proteção das vidas e (depois) da segurança dos bens é sinal de boa governação. E de boas opções políticas.
Espera-se que o Governo continue a investir nesta área. Porque, como estamos a assistir em Valência, a Natureza está cada vez mais destruidora.
Temos de estar atentos, a colaborar e a respeitar os avisos de Proteção Civil.
Se o fizermos e com as obras de segurança realizadas , estaremos todos mais protegidos!
Ângelo Silva