Salário Mínimo – 50 Anos
50 anos depois desta conquista verifica-se em Portugal a perda acentuada de poder de compra dos trabalhadores e suas famílias
O Salário Mínimo Nacional foi estabelecido em Portugal há 50 anos. Aquele novo direito ficou consagrado bem cedo no contexto da Revolução de 25 de Abril de 1974, através do Decreto-Lei nº 217/74, de 27 de maio.
Em Portugal, a criação do Salário Mínimo Nacional tem uma longa história anterior a 1974. Tendo por base estudos que estiveram em construção ao longo dos anos de 1950 e, de forma mais avançada, nos últimos anos de 1960, essencialmente no contexto do exercício de planeamento económico e das novas perspetivas de compromisso social ligadas à reflexão sobre políticas de justiça social, num tempo novo, a revolução acelerou a história da conquista dos direitos sociais.
Inserido num contexto de política redistributiva que visava a redução das desigualdades sociais e da pobreza do povo português, o 1º Governo provisório criou o Salário Mínimo Nacional no valor de 3.300 escudos.