DNOTICIAS.PT
Madeira

Aumento “irrelevante” de Albuquerque rende 1,7 milhões de euros à ARM

None

A ARM/Governo Regional pretende aumentar o preço da água, nomeadamente em alta (aquela que fornece como grossista para posterior distribuição aos clientes finais, nomeadamente aos Municípios), em 12% relativamente ao preço actual.

Perante a indignação dos presidentes de Câmara da Região, Miguel Albuquerque reagiu dizendo que se tratava de um aumento insignificante, por representar somente três cêntimos por cada metro cúbico de água.

É verdade que está em causa um aumento de três cêntimos em cada metro cúbico, mas é verdade, igualmente, que não deixa de ser um aumento de 12%.

Esse aumento, considerando (dados do Relatório e Contas da ARM referente ao ano de 2023) que a ARM fornece 55,8 milhões de metros cúbicos de água em alta, representa um acréscimo de receita de praticamente 1,7 milhões de euros (não 168 mil como, por lapso, escrevemos na edição impressa de hoje). Valor que, em última análise, deverá sair dos bolsos dos madeirenses.

Neste montante, não está incluído o aumento de verbas referentes à venda de água em baixa e à recepção de resíduos (lixos), nem da água de rega. O preço de todos também aumenta.