DNOTICIAS.PT
Madeira

Acessos, prevenção de riscos naturais, saúde e saneamento básico nas propostas do JPP Machico para o Orçamento

None

O deputado municipal do Juntos pelo Povo (JPP) na Câmara Municipal de Machico, Luís Martins, esteve reunido com o vice-presidente do Município, na semana passada, para auscultação relativamente ao Orçamento Municipal para 2025, na qual o deputado apresentou as três propostas principais do partido para o próximo ano.

Em nota emitida, o JPP explica que entre as medidas propostas consta uma relativa à área da Saúde, que consiste em apoios a pequenas cirurgias e exames de diagnóstico, com definição de critérios de acesso e valor da verba alocada a este programa.

A segunda proposta, no âmbito das infra-estruturas básicas, defende a criação de redes de saneamento básico onde ainda não existe e a melhoria de acessibilidades às habitações existentes no concelho, através de uma intervenção nas veredas e sempre que possível proceder ao seu alargamento de modo a permitir a circulação automóvel.

Para o deputado municipal do JPP, “estas melhorias nos acessos têm também uma finalidade ligada à saúde, pois permitiria a uma população cada vez mais idosa permanecer mais tempo nas suas habitações, possibilitando uma rede de cuidados continuados e apoios ao domicílio, adiando ao máximo eventuais internamentos". 

A terceira proposta visa a Prevenção de Riscos Naturais, através da limpeza de ribeiros e outras linhas de água, bem como os caminhos de acesso contíguos às mesmas. Promover e articular com outras entidades a implementação de faixas corta-fogo, quando possível através de caminhos agrícolas que ao permitirem o desenvolvimento da agricultura, servirá de zona tampão às habitações em caso de incêndio.

Neste momento, já existem muitas localidades no nosso concelho que não têm a agricultura como tampão de proteção pois a floresta de infestantes e silvado começa a chegar muito próximo das habitações. É premente trabalhar na prevenção de modo a mitigar situações que se podem tornar muito graves, pondo em risco pessoas e bens, e a mancha de floresta Laurissilva existente no nosso concelho. Luís Martins