DNOTICIAS.PT
Governo Regional Madeira

"É fundamental nós não dependermos só do turismo"

Albuquerque destaca a importância das empresas tecnológicas para a economia regional

Presidente do Governo Regional visitou a empresa GesTools.
Presidente do Governo Regional visitou a empresa GesTools., Foto MP

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, reiterou esta terça-feira, 5 de Novembro, a importância das empresas tecnológicas para a economia da Região, frisando que "é fundamental" a Madeira não depender "só do turismo".

Em visita à empresa Gestools ASP – Gestão Online, na cidade do Funchal, o governante lembrou a estratégia de desenvolvimento da Região que comtempla a aposta nas tecnológicas, destacando os "resultados muito positivos" conseguidos nos últimos anos: "Em 2022 tínhamos 508 empresas tecnológicas sediadas na Região com valor de facturação de 612 milhões de euros". 

Além da evolução do sector e capacidade económica, Albuquerque justifica a aposta por se tratar de um sector de atividade "que não depende do transporte de pessoas e bens".

"Ou seja, os custos de transporte não condicionam a actividade, isto significa que as empresas tecnológicas aqui sediadas concorrem em igualdade de circunstâncias com qualquer empresa em território continental ou nos grandes centros europeus", explicou. 

Miguel Albuquerque frisou ainda que as empresas tecnológicas garantem a emprego aos jovens madeirenses formados nessa área, permitindo o pagamento de "melhores salários porque são empresas que normalmente têm valores acrescentados mais altos". 

Na Região já temos empresas altamente prestigiadas, internacionais, e empresas que no fundo podem assegurar a quebra da monocultura do Turismo. É fundamental nós não dependermos só do Turismo, temos todas as outras actividades económicas e as tecnológicas são de facto uma grande aposta. Miguel Albuquerque 

A Gestools ASP – Gestão Online é uma empresa tecnológica regional especializada na parte do negócio 'on-line'. 

Na ocasião da visita do Presidente do Governo Regional, Jorge Dias Fernandes, sócio-gerente da empresa, explicou que a Gestools emprega actualmente oito pessoas, mão-de-obra "maioritariamente regional". 

Em 2023, a GesTools facturou cerca de 250 mil euros. Segundo Jorge Dias Fernandes, a empresa com "mais de 20 anos de existência, está neste momento numa fase de crescimento", pelo que o objectivo é de atingir "pelo menos os 300 mil euros" este ano.