Governo atribui 48 mil euros a 18 contratos-programa ‘de juventude’
Os projectos apoiados abrangem mais de seis mil jovens
São hoje firmados 18 contratos-programa com seis associações juvenis e 12 grupos informais de jovens no âmbito do programa PRINT – Programa de Inovação e Transformação Social, num investimento global superior a 48 mil euros (o valor máximo de apoio é de três mil euros por projecto).
Este programa da Direcção Regional da Juventude visa a concessão de apoio financeiro para a implementação de projectos de empreendedorismo social, que constituam uma resposta inovadora, sustentável e que sejam potenciadores de uma maior participação juvenil.
Mais especificamente, serão abrangidos projectos que contemplem áreas diversificadas, como a artística, a ambiental, a cultural, a social, a musical, a da saúde e a do desporto para todos. E terão uma abrangência superior a 6.000 jovens, dos diversos concelhos da RAM. Os projectos PRINT têm uma duração mínima de 3 meses e máxima de 9 meses
Presente na cerimónia, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, aproveita a ocasião para também visitar o Centro Hub Juventude, que representa uma aposta do Governo Regional na vertente do digital e da inovação, enquanto eixo estrutural nas políticas de Juventude.
A concepção deste projecto resultou de uma parceria com o Departamento de Arte e Design da Universidade da Madeira, nomeadamente pelos alunos de Curso de Design, 3º ano, com a coordenação da professora Susana Gonzaga, entre 2021 e 2022. Reflecte a auscultação dos interesses, necessidades e perspectivas dos jovens, na idealização e desenho de espaços para serem utilizados e partilhados por outros jovens.
Tem como objectivos:
- Promover a literacia digital dos jovens, a aquisição de soft skils, de competências tecnológicas, de empreendedorismo e de inovação;
- Dotar a RAM de recursos destinados aos jovens que procuram no trabalho colaborativo uma resposta aos seus projectos pessoais e profissionais;
- Possibilitar a criação de redes de contacto e de parcerias em áreas tecnológicas, ao nível nacional e internacional, que permitam a afirmação e a valorização dos jovens da Madeira e do Porto Santo;
- Atrair jovens para a RAM, numa perspectiva de captação de talento, fixação no tecido empresarial da Região e contribuir para o seu desenvolvimento económico e social.
O Hub.Juventude é um espaço facilitador da interacção social, de métodos de trabalho e processos específicos, que para além da oferta de zonas de trabalho pessoal e colaborativo, apresenta-se como uma estrutura impulsionadora das relações humanas e da partilha do conhecimento, da valorização da comunicação, na elaboração de projectos inovadores.
Para potenciar estas sinergias, o espaço, dispõe de diversas salas, com uma capacidade de 20 pessoas na sala de trabalho colaborativo, 8 na sala de reuniões, 8 na sala fablab, 15 na área de lazer, numa capacidade total de cerca de 50 pessoas.
Em termos de equipamentos, o Hub.Juventude está equipado com redes e serviços wireless, 17 portáteis, 10 pc’s, 9 câmaras web, 4 painéis interactivos, equipamentos de vídeo e imagem, 1 impressora 3D, 28 auscultadores com microfone, 1 máquina de costura, 1 caixa de ferramentas, entre outros. Representou um investimento de 500 mil euros.