DNOTICIAS.PT
Madeira

Ponta do Sol homenageia “os que mais se sacrificaram pelo seu País”

None

O Representante da República para a Região admitiu que, hoje, se concretizou um sonho seu, o de em todos os concelhos da Região se prestar homenagem aos Combatentes. Ireneu Barreto, na inauguração do monumento ao combatente, na Ponta do Sol, afirmou que é um dever público prestar homenagem aos “que mais se sacrificaram pelo seu país”.

O Representante lembrou que, mesmo em 2024, temos a responsabilidade de combater o esquecimento, reflectir sobre a forma como tratamos os ex-combatentes, deixando assim “na pedra” o testemunho da estima que a Região nutre por estes antigos militares.

O próprio Ireneu Barreto, no seu discurso, recordou o cumprimento do seu dever militar na Guerra colonial.

O Representante voltou a frisar a necessidade do aumento do Suplemento Especial de Pensão e do Acréscimo Vitalício de Pensão. “Creio ser altura de transformar estas prestações em direitos com um impacto relevante na vida dos nossos ex-combatentes. Não me cansarei de o assinalar publicamente e a quem de direito”, indicou.

Célia Pessegueiro fala em homenagem

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro frisou "a mais nobre forma de servir a causa pública é arriscar a sua própria vida e estes homens fizeram-no por todos nós".

"É por isso, com toda a humildade e profundo reconhecimento que hoje temos a oportunidade de descerrar este busto em memória dos Combatentes da Ponta do Sol, lembrando todos os que por nós e pela Pátria combateram em diversos cenários de guerra” e, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, que também pôs fim à Guerra do Ultramar, destacou a autarca.

Após as intervenções, seguiu-se a deposição de flores na Base do Monumento, as Honras Militares aos Mortos em Campanha, a Invocação Religiosa, pelo Padre Tenente Capelão Marco Abreu, e os toques alusivos às cerimónias que terminaram com um Madeira de Honra.