Exercício 'Garajau 24' testa resposta militar em caso de tsunami em Machico
Está a decorrer desde ontem e até 28 de Novembro o exercício das Forças Armadas 'Garajau 24', que visa colocar em prática um novo conceito de apoio militar a emergências civis. Vão estar envolvidas neste exercício todas as potenciais intervenções das Forças Armadas (FFAA) em apoio à proteção civil. Será testada a capacidade de intervenção em caso de tsunami em Machico.
Este "tsunami" simulará destruição e inibição de acessos e utilização de infraestruturas críticas. Este será um "apoio a prestar ao SRPC, conforme seja solicitado, tratando-se assim do modelo de apoio “não programado”, em que os pedidos de colaboração vêm directamente do Governo Regional, órgão que tutela o SRPC para o Comando Operacional da Madeira, que após análise decide para que Comando de Zona encaminha o pedido".
"Planear o exercício Garajau é preparar um conjunto de actividades que têm como objetivo a manutenção e/ou aperfeiçoamento das capacidades operacionais dos militares, individual e coletivamente, assim como todo o Comando considerado na sua globalidade", refere nota à imprensa.