Bombeiros usam telemóveis quando querem comunicar coisas que desagradam
Nuno Morna (IL) também questionou António Nunes sobre a colocação e comando dos meios de combate a incêndio.
Nuno Morna questionou sobre as palavras de Pedro Ramos quanto aos quatro dias para preparar a força para vir ajudar amanhã. O presidente da liga de Bombeiros disse que, se fosse ele a organizar a força, seria numa manhã.
O deputado perguntou sobre a chegada do comandante dos bombeiros depois da meia-noite, ao que António Nunes disse ou pode acontecer, até porque há substitutos.
Nuno Morna quis saber se é normal haver quatro horas sem comunicações, como aconteceu. António Nunes disse que sim, porque se usam telemóveis, o que deveria ser proibido. Deveria ser usada a rede SIRESP, mas que se usa cada vez mais o telemóvel quando se quer fazer uma comunicação que não é do agrado de todos. As quatro horas foi o tempo que decorreu na primeira noite dos incêndios de Agosto.
O presidente da Liga de Bombeiros também disse não achar normal que ainda não haja um relatório de primeiras impressões, o que deve de acontecer em dois ou três dias do incêndio. Mas o não aparecimento de um relatório não é um exclusivo da MDEIRA.