Liga dos Bombeiros tem dúvidas sobre se Madeira deve ter mais meios aéreos de combate a incêndios
Sara Madalena (CDS) quis saber qual é a opinião sobre a formação de bombeiros na Madeira. António Nunes admitiu a existência de lacunas, mas garantiu que os bombeiros e os comandantes são excelentes na Madeira. Têm dado provas de que são capazes de responder sempre que têm meios.
António Nunes preferiria que não houvesse meios duplicados, com outras forças, mas mais formação para responder às diferentes ocorrências que vão surgindo.
Sara Madalena quis saber também a opinião sobre a decisão tomada, no primeiro dia, no combate ao incêndio na Serra de Água.
Sobre a existência de mais meios aéreos de combate a incêndios na Madeira, António Nunes disse ter dúvidas. Preferia meios multiusos da Força Aérea ou meios no continente, para se deslocarem à Madeira em duas horas, ou, ainda, aprofundar os protocolos com Espanha e Marrocos.
Isto implicaria ter um centro logístico na Madeira ou no Porto Santo.
A Autoridade Nacional da Protecção Civil deveria ter um plano de apoio aos incêndios na Madeira, para, através de embarcação, rapidamente colocar meios na Madeira. As fragatas da Marinha, por exemplo, têm capacidade de deslocar meios aéreos.