Francisco Franco recebe exposição sobre os 50 anos do 25 de Abril
Escola Secundária, no Funchal, “50 Anos do 25 de Abril: Vozes do Povo/Reflexos de Abril”
É inaugurada esta manhã, pelas 10h00 a exposição "50 Anos do 25 de Abril: Vozes do Povo/Reflexos de Abril", na Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal, que é "uma mostra fotográfica que celebra as cinco décadas da Revolução dos Cravos, dando voz aos anónimos que participaram nas manifestações públicas e simbolizaram o desejo de mudança da época".
Em nota de imprensa, revela-se que "esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Grupo de História da escola e o Museu de Fotografia da Madeira, Atelier Vicente's, que gentilmente cedeu a exposição, já anteriormente exposta nas suas instalações", que é "composta por fotografias que captam a efervescência popular vivida entre 1974 e 1975 na Madeira, a exposição pretende refletir a energia de um tempo em que a liberdade e a democracia se tornaram bandeiras de um povo unido".
Inclusive a data da inauguração, 25 de Novembro, "é escolhida simbolicamente para sublinhar o momento em que as promessas de Abril se consolidaram, permitindo que a revolução se cumprisse plenamente", realça. A abertura está marcada para a recepção da Escola Francisco Franco e contará com a presença de representantes da comunidade educativa e cultural, incluindo o director do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente's e o director regional da Cultura.
"O Grupo de História da escola Francisco Franco destaca a relevância desta exposição", salientando quererem "recordar o espírito de Abril, a força das manifestações e o papel decisivo dos cidadãos anónimos na luta pela liberdade. Este é um tributo a todos os que, através das suas ações e da sua voz, contribuíram para transformar o país e, em particular, a Madeira", justifica.
Para quem se interessar, "a exposição estará patente ao público até ao dia 8 de Janeiro, proporcionando a oportunidade de revisitar um momento-chave da história recente de Portugal, num contexto de reflexão e homenagem ao povo madeirense. Esta mostra insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovendo não só a memória histórica, mas também a importância de transmitir às novas gerações o valor da liberdade e da cidadania".
Organizado pelo Grupo de História da Escola Secundária Francisco Franco, que não deixa de agradecer uma vez mais a colaboração do Museu de Fotografia da Madeira, Atelier Vicente's, acreditam que esta é uma exposição que permitirá "criar uma experiência visual e pedagógica única para a comunidade educativa e o público em geral", conclui.