“Honrar todas as pessoas que lutaram para estarmos aqui”
Mónica Freitas, fez a primeira intervenção a sessão comemorativa do 25 de Novembro na ALM
Na sessão comemorativa do 25 de Novembro, que decorre esta manhã na Assembleia Legislativa da Madeira, coube à deputada do PAN, Mónica Freitas, falar das conquistas da Autonomia. A parlamentar pediu responsabilidade aos políticos por forma de honrar tudo aquilo que tem sido feito pelos madeirenses e porto-santenses.
"A democracia também traz responsabilidades. O direito e o dever de votar, de contribuir para a criação de políticas públicas, de governos responsáveis e de Assembleias plurais que dêem voz à população e que verdadeiramente a representem. A visibilidade e representatividade que conseguimos foi um marco importante para as conquistas conseguidas desde então. Termos voz na República, na Europa, sermos reconhecidos pelo que temos de melhor e a capacidade de decidirmos sobre coisas fundamentais", disse.
Na sua intervenção, a deputada do PAN aproveitou para pedir atenção redobrada pelas vítimas de violência doméstica, num ano em que já se contam 25 vítimas em Portugal. Uma delas na Região Autónoma da Madeira.
"Solidariedade que deve ser manifestada hoje em especial, pelas 25 mulheres que já morreram pelas mãos das relações de intimidade este ano em Portugal. Solidariedade para com todas as pessoas que apenas por serem do sexo feminino estão expostas aos diferentes tipos de violência e discriminação existentes". Mónica Freitas
Mónica Freitas que lembrou ainda que todos temos um papel a desempenhar na construção de uma Madeira, mais inclusiva, mais livre de violência e mais progressiva. "Que a democracia não se torne uma utopia e que haja coragem e persistência para mudar!", registou a parlamentar.