Lituânia vai financiar produção de 'drones' de longo alcance
A Lituânia vai financiar a produção de 'drones' ucranianos de longo alcance, no âmbito de um memorando de entendimento assinado hoje em Vílnius, anunciou o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov.
O documento foi assinado na capital lituana por Umerov e pelo ministro da Defesa do país báltico, Laurynas Kasciunas.
Trata-se de um acordo de longo prazo, no âmbito do qual já foi acordada uma primeira parcela de 10 milhões de euros, que será destinada à produção de armas de longo alcance ucranianas.
O memorando "abre novas oportunidades para os investimentos lituanos no nosso setor da defesa e promove a expansão da parceria estratégica entre os nossos países", afirmou Umerov nas redes sociais, citado pela agência espanhola EFE.
Umérov e Kasciunas também discutiram as prioridades da Ucrânia para 2025, que passam por treinar e equipar brigadas ucranianas, fornecer munições e sistemas de defesa aérea e melhorar a cooperação na indústria de defesa.
A Lituânia forneceu mais de 705 milhões de euros em ajuda militar a Kiev desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.
O país báltico também se comprometeu a gastar anualmente 0,25% do seu Produto Interno Bruto (PIB) na segurança e defesa da Ucrânia, o que equivale a cerca de 190 milhões de euros.
Umerov chegou à Lituânia proveniente da Suécia, cujo Governo também se comprometeu anteriormente, através do ministro da Defesa, Pal Jonson, a financiar a produção de 'drones' de longo alcance.