Kiev denuncia execução de cinco soldados ucranianos na linha de frente
O Ministério Público ucraniano indicou ontem estar a investigar a alegada execução, por soldados russos, de mais cinco soldados ucranianos desarmados que tinham sido capturados pelo inimigo perto da cidade de Vugledar, na região oriental de Donetsk.
Num comunicado, o MInistério Público da Ucrânia adiantou que as cinco vítimas foram alegadamente capturadas pelos russos durante um assalto a posições ucranianas.
"Um deles foi executado nas imediações da floresta e os outros quatro na estrada, todos com armas automáticas", refere o comunicado da procuradoria, que especifica que os factos ocorreram a 02 de outubro.
As autoridades ucranianas anunciaram esta semana que estão a investigar a alegada execução, em circunstâncias semelhantes, de cinco outros soldados ucranianos que se tinham rendido na frente de Pokrovsk, também na região de Donetsk.
Kiev diz ter conhecimento de mais de uma centena de soldados ucranianos que se renderam ou foram capturados desde o início da guerra. A grande maioria destes casos ocorreu este ano.
As autoridades ucranianas obtêm frequentemente informações sobre estes incidentes a partir de imagens captadas por 'drones' do exército ou de vídeos ou fotografias publicados nas redes sociais.