DNOTICIAS.PT
Mundo

Marcelo Rebelo de Sousa com Guterres e Felipe VI no Fórum da Aliança das Civilizações

FOTO DR
FOTO DR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar na próxima semana, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o rei de Espanha, Felipe VI, no 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações, em Cascais.

Esta informação consta de uma nota hoje divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

O 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas irá realizar-se em Cascais, distrito de Lisboa, de 25 a 27 de novembro.

Segundo a Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa irá intervir "na cerimónia oficial de inauguração, no dia 26, às 10h00, juntamente com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o Rei de Espanha, Felipe VI, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hakan Fidan, e o alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, Miguel Ángel Moratinos".

De acordo com a nota hoje divulgada, Marcelo Rebelo de Sousa participará também numa sessão de homenagem ao antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que terá intervenções, entre outros, do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.

Ao fim do dia, o chefe de Estado irá oferecer um jantar aos chefes de delegação e outros participantes de alto nível nesta iniciativa da ONU, no Palácio da Cidadela, em  Cascais.

"À margem do fórum, o Presidente da República manterá encontros bilaterais com o Rei de Espanha, o Presidente da República de Cabo Verde e o secretário-geral das Nações Unidas", lê-se na mesma nota.

A Presidência da República refere que "a Aliança das Civilizações tem por missão promover o diálogo intercultural e inter-religioso, bem como combater os extremismos numa lógica de prevenção de conflitos", e "foi copatrocinada por Espanha e Turquia em 2004, e formalizada pelo então secretário-geral da ONU Kofi Annan, que nomeou o ex-Presidente português Jorge Sampaio como primeiro alto representante, cargo que este exerceu de 2007 a 2013".

O Fórum Global de Cascais terá "mais de 1000 participantes ao longo dos dois dias de trabalhos", sendo precedido por um Fórum da Juventude.