Sexóloga alerta para a importância de falar abertamente sobre a sexualidade
Petra Freitas afirmou que "as doenças sexualmente transmissíveis têm aumentado entre os jovens" e que é importante quebrar a curiosidade, com informação correcta e fidedigna, para evitar comportamentos de risco
Ao DIÁRIO-Saúde, Petra Freitas, psicóloga clínica e sexóloga, abordou o tema da sexualidade e a importância em falar abertamente com os adolescentes, sem complicações e tabus, numa altura em "as doenças sexualmente transmissíveis têm aumentado entre os jovens, em Portugal".
“É importante quebrar a ponte da curiosidade. Quando temos informação sobre o tema, que é fidedigna e de alguém com quem nos sentimos confortáveis e seguros, existe menor tendência em procurar e pesquisar de forma errada, como em filmes pornográficos, que não têm uma base de informação, porque é apenas uma representação cinematográfica”, referiu a profissional se saúde.
A sexóloga clínica explicou ainda que é necessário falar sobre o que é a identidade de género, orientação sexual, o que é considerado sexo e o que não é, para evitar julgamentos seja de outros, como de alguém que passa por essa situação e não sabe como agir. A informação correcta “não prejudica ninguém, muito pelo contrário”.
“Existem também aquela ideia por parte dos pais e tutores que se abordar o assunto vai levar esse jovem a ter mais curiosidade e a iniciar a vida sexual de forma precoce. Os estudos provam que isso não é verdade, porque ao ter essa informação sentem-se menos curiosos e evita que os mesmos sejam expostos a comportamentos de risco.” Petra Freitas, sexóloga clínica
Petra
Freitas explicou o que é a sexologia e o papel importante na comunicação quando
o assunto é sexualidade, seja em que fase da vida as pessoas estejam a
atravessar.
Não perca os vários mitos e a dica deixada pela sexóloga sobre o tema.