DNOTICIAS.PT
Madeira

Protecção Civil deixa recomendações à população devido à chuva e vento fortes

A costa Sul e regiões montanhosas da Madeira estão sob aviso laranja

None

Face aos avisos meteorológicos emitidos, a Protecção Civil deixa várias recomendações à população.

- Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica.

- Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

- Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.

- Adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;

-  Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

- Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas actividades durante o período em que vigora o aviso

-  Danos em infraestruturas montadas ou suspensas;

- Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

A Protecção Civil alerta que, a partir da madrugada, estão períodos de chuva ou aguaceiros que poderão ser temporariamente mais intensos na costa Sul e regiões montanhosas entre as 6h00 e as 12h00. 

"Associado a esta superfície frontal, prevê-se ainda no mesmo período o vento, de Sudoeste, poderá ser moderado a forte com rajadas da ordem de 70 km/h, em especial na costa Sul e regiões montanhosas", alerta ainda a Protecção Civil.

Elevado para laranja aviso devido a chuva forte na costa Sul e regiões montanhosas da Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acaba de elevar para laranja o aviso devido a chuva forte na costa Sul e regiões montanhosas da Madeira. 

Chuva forte prevista para a Madeira "não está relacionada directamente com esta tempestade" Patty

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revela que "a tempestade subtropical Patty, nomeada hoje pelo National Hurricane Center (NHC), estava às 12 UTC de hoje centrada perto de 39N 33W, com uma pressão mínima no seu centro de 982 hPa".