DNOTICIAS.PT
Madeira

435 pessoas morreram na Madeira por doenças do aparelho respiratório em 2022

Trata-se da terceira causa de morte no País e na Região

None
Foto shutterstock

Assinala-se esta quarta-feira, 20 de Novembro, o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). A Direcção Regional da Saúde assinala a data com uma sensibilização à população para o perigo da doença respiratória, cujos sintomas são muitas vezes desvalorizados e confundidos com um estado natural de envelhecimento.

Em nota emitida, a entidade pública alerta que as doenças do aparelho respiratório foram a terceira causa de morte, em 2022, em Portugal e na Madeira, sendo que a Região registou nesse ano 435 óbitos por doença do aparelho respiratório, correspondendo a 14.1% das causas de morte.

A DPOC é actualmente uma das principais causas de morte em todo o mundo, sendo altamente prevalente na população em geral, particularmente em países com poucos recursos, aponta a Direcção Regional da Saúde (DRS), indicando que as estimativas indicam que três milhões de pessoas morrem anualmente em todo o mundo devido à DPOC.

Este número tende a aumentar devido ao envelhecimento da população e à exposição contínua a fatores de risco, como o fumo do tabaco, outras partículas e gases tóxicos inalados. A DPOC resulta de uma combinação de fatores de risco ambientais e genéticos, que ocorrem ao longo da vida, começando no útero e continuando durante a infância e a adolescência. DRS

A Direcção Regional da Saúde sensibiliza para o facto da DPOC ser uma doença crónica e progressiva, mas evitável e tratável que se caracteriza por falta de ar, produção crónica de expetoração e tosse e sensação de aperto torácico.

Em 2024, o tema do Dia Mundial da DPOC é 'Conheça a sua função pulmonar', e tem por objectivo chamar a atenção para a importância da medição da função pulmonar, pela técnica da espirometria.

As pessoas com 40 ou mais anos, fumadores ou expostos a fumos ou pó lesivos para aparelho respiratório, que apresentem tosse com expetoração e dispneia (dificuldade em respirar/cansaço), devem consultar o seu médico assistente ou um pneumologista para a realização de uma espirometria para despiste desta patologia. A espirometria é uma ferramenta essencial para o diagnóstico da DPOC, e uma rede de espirometrias está a ser estabelecida na RAM, para a implementação de um rastreio organizado da DPOC dirigido a fumadores e ex-fumadores. DRS