Parlamento Europeu promove hoje sessão especial em 1.000 dias de guerra
O Parlamento Europeu vai promover hoje em Bruxelas uma sessão especial para demonstrar apoio comunitário à Ucrânia quando se assinalam os 1.000 dias de guerra causada pela invasão russa, em que participará por videoconferência o Presidente ucraniano.
Pelas 11:00 (hora local, menos uma em Lisboa), começa a sessão plenária extraordinária da assembleia europeia na capital belga, que arranca com uma intervenção da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
Segue-se uma participação por videoconferência do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, através de um discurso em direto em vídeo a partir da Ucrânia, e os líderes dos grupos políticos.
O objetivo é manifestar apoio da União Europeia (UE) às forças ucranianas face a estes 1.000 dias de guerra.
Também por isso, foram colocadas bandeiras e faixas europeias e ucranianas e foram iluminados com cores da bandeira ucraniana os edifícios do Parlamento Europeu, tanto em Bruxelas como em Estrasburgo.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, a UE e o Parlamento Europeu têm manifestado o seu apoio firme a Kiev, através da condenação da agressão russa, da imposição de sanções e intensificação da ajuda política, humanitária, militar e financeira.
A Ucrânia tem então contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais, principalmente da UE.
Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.