CMF com orçamento para 2025 de 150 milhões de euros
Este é o maior orçamento deste executivo, destacou Cristina Pedra
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) apresentou esta segunda-feira o Orçamento municipal para 2025. No total serão 150 milhões de euros, um aumento de 9 milhões de euros face a 2024.
Na apresentação, a autarca do Funchal, Cristina Pedra, destacou as principais metas para o próximo ano, que passam pela redução da carga fiscal, atrair e fixar jovens e um maior rendimento para toda a população.
Naquele que é o último orçamento deste executivo, Cristina Pedra realçou a devolução aos munícipes de 7,7 milhões de euros em 2024. “Devolvemos a totalidade do IRS a quem vive no Funchal”, disse.
Entre os destaques está a área social, que teve um aumento de 159% face a 2021. O auxílio às famílias materializa-se através de apoio à creche, natalidade, aos medicamentos, ao Subsídio Municipal do Arrendamento, bolsas de estudo, explica a autarca, realçando que "passamos de 4 milhões em 2021 para 11 milhões em 2025".
Na habitação deu conta da construção de 180 novos fogos, assim como da renovação dos bairros sociais. Com apoios do PRR, a edil diz que existirão 33,7 milhões de euros destinados à construção de novas habitações sociais.
Serão disponibilizadas 3,5 milhões de euros em asfaltagem.
Aponta ainda “a maior obra de sempre”, a ETAR no lazareto, que representa um investimento de 17,5 milhões de euros.
No total serão investidos 11 milhões de euros no saneamento básico.
Entre as novidades para o próximo ano está um voucher de 20 euros mensais para os munícipes com 75 ou mais anos para usarem em táxi. A medida chegará a 5 mil pessoas.