Campeonato Mundial de Veteranos de Xadrez junta 203 xadrezistas no Porto Santo
Cerca de 200 xadrezistas vão participar no Campeonato Mundial de Veteranos, que se realiza entre os dias 16 e 29 de Novembro, no Porto Santo. O hotel Vila Baleira acolhe a competição organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez.
Os Mundiais de Veteranos constam de três torneios distintos, o da categoria absoluta de +50 anos, o da categoria absoluta de +65 anos e um outro que junta as categorias femininas de +50 e +65 anos. No total, 203 xadrezistas vão competir na ilha dourada.
Os jogadores são das mais diversas nacionalidades. Nos +50 há jogadores de 34 nacionalidades, "destacando-se os 45 titulados: 15 grandes mestres, 13 mestres internacionais, 16 mestres FIDE e uma mestre FIDE feminina". Nos +65 absolutos vão participar jogadores de 32 nacionalidades, entre os quais oito grandes mestres, 18 mestres internacionais e 18 mestres FIDE. Já nos Mundiais femininos, o torneio conta com 18 bandeiras e o quadro apresenta uma grande mestre absoluta, seis grandes mestres femininas, uma mestre internacional absoluta, sete mestres internacionais femininas e sete mestres FIDE femininas.
O mais destacado representante português nesta prova é o mestre internacional Sérgio Rocha (2314), ex-campeão nacional absoluto e atual campeão nacional de veteranos, que é o número 21 entre os 80 jogadores inscritos
Os Mundiais de Veteranos têm a primeira das 11 jornadas às 15 horas do dia 17 de Novembro, estendendo-se até ao dia 18 com rondas diárias, sempre às 15 horas. O dia 23 está reservado ao descanso, mas a FPX irá organizar nesse dia um torneio de partidas rápidas aberto a todos os inscritos dos Mundiais.