DNOTICIAS.PT
Desporto

Desafios jurídicos e éticos dos árbitros de futebol em Portugal debatidos no Funchal

None
Foto Shutterstock

O auditório do Hotel Monumental Four Views acolhe, no dia 21 de Novembro, pelas 14h30, o seminário 'Direito e Gestão do Desporto: Direito do Desporto em Portugal - um olhar jurídico e ético sobre a função de árbitro de futebol'. A iniciativa é fruto de uma parceria da Universidade da Madeira, através do Departamento de Educação Física e Desporto da Faculdade de Ciências Sociais, juntamente com a Associação de Futebol da Madeira e a Ordem dos Advogados – Conselho Regional da Madeira.

Pelas 14h30 será aberta a conferência, seguindo-se as comunicações 'Ética do Desporto: o Árbitro, esse jogador esquecido', por Rui Garcia (Professor de Sociologia e Antropologia do Desporto, Universidade do Porto) e 'Para quando o Estatuto Jurídico do Árbitro de Futebol?', por Patrícia Sousa Borges (Professora de Direito, Universidade do Minho).

Será ainda lançado o livro 'A Ética na Busca dos Limites Humanos no Desporto', que conta com o contributo de vários autores, sendo apresentado por Francisco Fernandes, João Rodrigues e José Lima (Plano Nacional de Ética no Desporto).

O evento inclui, ainda, uma mesa-redonda, que contará com a participação de Artur Baptista (Advogado), Anzhony Rodrigues (Árbitro Nacional), Patrícia Sousa Borges (Advogada e antiga árbitra), Rui Marote (Dirigente associativo), Francisco Sá (Treinador de Futebol), Luís Olim (Antigo jogador de Futebol) e José Manuel Henriques (Pai de atleta), onde serão debatidas as condutas éticas em contexto de competição desportiva juvenil.

A participação no seminário é gratuita, mas carece de inscrição através do link criado para o efeito.