DNOTICIAS.PT
Mundo

Voos e ligações ferroviárias suspensas em Taiwan para chegada de tufão Usagi

None

As companhias aéreas de Taiwan e os operadores locais de comboios e ferries suspenderam hoje alguns serviços devido à chegada iminente do tufão Usagi.

A Agência Meteorológica Central de Taiwan (CWA) emitiu um aviso de tufão para as zonas de Pingtung e Taitung, bem como para a cidade de Kaohsiung, cidade portuária no sul de Taiwan.

Às 09:15 (01:15 em Lisboa), o Usagi encontrava-se a cerca de 180 quilómetros a sudoeste do cabo Eluanbi, no extremo sul de Taiwan, deslocando-se na direção noroeste a uma velocidade entre oito e 11 quilómetros por hora (km/h), indicou a CWA.

As últimas medições disponíveis indicavam que a tempestade, que tem um raio de 120 quilómetros, tinha ventos sustentados de 108 km/h no centro e rajadas até 136,8 km/h.

A meteorologista da CWA Wu Wan-hua disse que o Usagi vai abrandar nas próximas horas à medida que se aproximar do sudoeste de Taiwan, onde poderá tocar terra já esta noite (hora local).

Wu acrescentou, em conferência de imprensa, que a tempestade vai continuar a diminuir de intensidade à medida que se aproxima de Taiwan, transformando-se numa depressão tropical quando atingir a costa ou quando se dirigir para o mar no sábado à tarde.

Para já, algumas companhias aéreas de Taiwan, incluindo a Mandarin Airlines e a Uni Air, suspenderam vários voos entre o aeroporto de Songshan, em Taipé, e o aeroporto de Taitung (sul) para sexta-feira, enquanto os serviços de ferry e de comboio foram cancelados nas regiões sul e leste da ilha.

De acordo com a plataforma de monitorização de tempestades Zoom.earth, o Usagi atingiu o norte das Filipinas na tarde de quinta-feira como um "tufão muito forte", com ventos superiores a 185 km/h, depois de se ter tornado um "super tufão" na madrugada do mesmo dia.

Taiwan é frequentemente atingida por catástrofes naturais como sismos e tufões: no início deste mês, o tufão Kong-ry - o maior a atingir a ilha em quase 30 anos - causou pelo menos três mortos, 690 feridos e milhões de dólares de prejuízos no setor agrícola local.

No início de outubro, a ilha foi também atingida pelo tufão Krathon, que matou quatro pessoas e feriu mais de 700, e em meados de julho pelo tufão Gaemi, que matou 10 pessoas e feriu mais de 900.

Nas Filipinas, o Usagi inundou aldeias, cortou a eletricidade e desalojou milhares de pessoas antes de se afastar, hoje, do norte do país, que já foi atingido por cinco grandes tempestades em menos de um mês.

Uma nova tempestade no Pacífico poderá transformar-se num poderoso tufão antes de atingir o arquipélago filipino no domingo, indicam as previsões estatais.

Na província de Cagayan, no extremo norte da principal região de Luzon, uma ponte de betão que ligava duas cidades desmoronou-se parcialmente na quinta-feira. Várias outras pontes foram engolidas pelas águas das cheias e ficaram inutilizáveis, disseram as autoridades provinciais.

O Usagi atingiu o nordeste das Filipinas na quinta-feira, apenas dois dias depois da saída do último tufão, Toraji, que provocou inundações e obrigou mais de 82.500 pessoas a saírem das casas onde vivem nas províncias do norte.

Muitos dos desalojados ainda se encontravam em abrigos de emergência quando o Usagi chegou, de acordo com os funcionários da assistência social.