DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Livro sobre legado político de Virgílio Pereira assinala contributos para a Madeira

Foto DR/André Ferreira/CMF
Foto DR/André Ferreira/CMF

A presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, esteve presente na Biblioteca Municipal do Funchal, para a apresentação da obra "Professor Virgílio Pereira - Subsídios para o Estudo da Presidência da Comissão Administrativa da C.M. Funchal - 1974-1977", da autoria de Diogo Luiz. O lançamento foi ontem e contou com a presença de muitos amigos.

Recorde-se que "o livro debruça-se sobre o período entre 1974 e 1977, época em que o Prof. Virgílio Pereira presidiu à Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Funchal".

A apresentação da obra esteve a cargo de Bruno Pereira, filho de Virgílio Pereira, que "destacou a relevância da mesma para a preservação da memória histórica e política da Madeira", refere uma nota da autarquia que cita o próprio, actual vice-presidente da CMF: "Este livro é um pouco da história, do percurso e do trabalho político do meu pai. Um percurso marcado pela sua dedicação à causa pública e orientado por valores de respeito e interesse pelo povo, independentemente, das suas origens."

De acordo com a sinopse, "a obra baseia-se em um discurso direto recolhido em vida de Virgílio Higino Gonçalves Pereira, com testemunhos de outros intervenientes à época e em documentação publicada e não publicada".

Quanto ao autor Diogo Luiz, este "concretiza, através deste livro, um contributo marcante que preserva a memória coletiva de um povo e garante que o legado do período descrito prevaleça para registo de gerações futuras".

Cristina Pedra encerrou a apresentação com "um convite à memória do valor incontornável de Virgílio Pereira para a Câmara Municipal do Funchal". A autarca sublinhou que "a leitura é cultura, e é o que nos permite ter conhecimento do passado, para melhor compreendermos o presente e o futuro", diz, citada na nota.

A presidente acrescentou ainda, "em homenagem ao legado de Virgílio Pereira, que 'a verdadeira essência da função de um autarca reside na motivação de servir o interesse público'", conclui.