41 escolas do Município do Funchal receberam o Galardão Eco-Escolas 2023/2024
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) entregou esta terça-feira, 12 de Novembro, o Galardão Eco-Escolas 2023/2024 a 41 Estabelecimentos de Ensino do Concelho, mais três em relação ao ano lectivo transacto.
Durante a cerimónia, que decorreu na Sala da Assembleia Municipal e que contou com a presença de diversas entidades, a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, destacou que “o Município do Funchal tem sido um parceiro fiel e dedicado no apoio à implementação do programa Eco-Escolas e continuará a incentivar e a valorizar o trabalho das escolas na área da educação ambiental”.
A autarca mostra-se satisfeita pelo crescimento e o impacto positivo das iniciativas ambientais no âmbito escolar. “É já uma aposta ganha no caminho que todos devemos trilhar rumo à consciencialização ambiental”, realçou.
Nádia Coelho sublinhou o compromisso contínuo do atual executivo do Funchal com a educação ambiental, que vem sendo uma prioridade desde o início do mandato.
Entre outras iniciativas, referiu a inauguração, em Janeiro deste ano, de dois centros de referência ambiental – o renovado Centro de Receção e Interpretação do Parque Ecológico do Funchal e o Pólo de Educação Ambiental de Águas Residuais.
Ainda com o objectivo de promover a consciência e o compromisso dos alunos nas questões ambientais, lembrou, a CMF apresentou pelo 2.º ano consecutivo o seu programa Municipal de Sensibilização Ambiental em 106 estabelecimentos de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário, abrangendo também o ensino profissional, a Educação Especial e os Ginásios Municipais. Um programa que aborda temas como a água, as mudanças climáticas, o bem-estar animal, a energia, os espaços verdes e os resíduos sólidos, bem como os vários concursos e desafios em que podem participar.
“É inequívoco o valor que este executivo dá ao educar para uma cidade mais sustentável e, no essencial, mudar comportamentos com a expectativa de que estes possam ter efeitos geracionais”, reforçou.
Nádia Coelho revelou que o Município do Funchal foi também este mês galardoado com a Bandeira Verde Eco XXI, o que “representa o reconhecimento do nosso empenho enquanto Município, no desenvolvimento de ações que levam a um desenvolvimento sustentável, alicerçado na educação para a sustentabilidade e na defesa e proteção da qualidade.
Por outro lado, lembrou que, em 2024, as Escolas do Funchal destacaram-se em Projetos dedicados à temática Ambiental e arrecadaram 15 Prémios Nacionais, dando um “exemplo notável” em prol do Ambiente.
A finalizar o discurso, Nádia Coelho enalteceu o empenho dos professores e coordenadores do programa Eco-Escolas, cuja dedicação junto dos alunos tem sido fundamental para o “êxito” das iniciativas. “Podemos fazer a diferença e construir um futuro mais verde e promissor,” afirmou.