DNOTICIAS.PT
Madeira

Bloco diz que obras no Bairro da Nazaré foram só “cosmética” e aponta problemas

Foto Bloco de Esquerda
Foto Bloco de Esquerda

Representantes do Bloco de Esquerda visitaram esta manhã o Bairro da Nazaré e falaram com os respectivos moradores, tendo chegado à conclusão que há promessas eleitorais relacionadas com esta localidade que continuam por cumprir, eleição após eleição.

"Fizeram uma operação de cosmética com pinturas no exterior dos edifícios, mas há muitas casas com graves problemas de infiltrações, humidades, entre outros, que continuam por resolver. Tudo isto também contribui para problemas de saúde das pessoas que aqui vivem”, disse Dina Letra. O partido garante que a Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) já foi informada “tantas e tantas vezes dos problemas e nunca resolve, vai adiando continuamente”, enquanto os moradores têm de “andar de balde dentro de casa quando chove”.

Outro problema abordado com os moradores tem a ver com o pedido de actualização das rendas, que demora imenso tempo a ser tratado pela IHM. “Demoram meses a dar despacho à papelada e depois mandam uma conta enorme para pagar, com todos os retroactivos”, refere o Bloco de Esquerda, que cita alguns dos desabafos que os seus elementos escutaram: “É claro que não conseguimos pagar tudo de uma vez. E ainda ficamos como caloteiros e com dívidas. Se fazemos as actualizações dentro de prazo, elas devem ser automáticas. Não é justo que, por causa dos atrasos burocráticos da IHM ou da falta de pessoal, tenhamos que ser nós a ficar com o ónus da dívida e fama de caloteiros”.

Para o Bloco de Esquerda, “o desinvestimento e o desinteresse deste Governo Regional em contribuir para uma vida digna das suas gentes tem sido cada vez mais evidente”. “Apenas lhe interessam agradar aos especuladores imobiliários e à construção de luxo, que não contribui para o desenvolvimento económico da ilha, mas apenas para encher os bolsos de alguns e para agravar a crise da habitação para quem vive e trabalha na Região. Para haver melhoria na vida dos madeirenses é preciso mudar de políticas e não apenas de caras”, conclui o comunicado.