Políticas florestais na Ilha Dourada preponderantes para a recuperação de espécies
As políticas florestais da Ilha do Porto Santo e os investimentos do Governo Regional foram o assunto principal da reunião do Grupo Parlamentar do PSD com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).
A deputada Carla Rosado lembrou os desafios que a Ilha Dourada poderá enfrentar no que à sustentabilidade ambiental e às alterações climáticas diz respeito e salientou as acções que o Governo Regional já está a implementar nesta vertente. "O esforço contínuo do Governo Regional em promover um ambiente mais resiliente e mais sustentável na ilha do Porto Santo, através de investimentos significativos em infraestrutura florestal, tem sido preponderante para o reforço do ecossistema da ilha”, disse a parlamentar.
Estes projectos, segundo a deputada porto-santense, estão direccionados para a plantação e manutenção de espécies endémicas, para a recuperação do cordão dunar, e são igualmente "fundamentais para a proteção contra pragas e para a preservação dos ecossistemas locais".
Carla Rosado frisou, igualmente, a importância destas iniciativas para assegurar a resistência da ilha a potenciais pragas, muitas fruto das alterações climáticas e das mudanças delas consequentes, destacando "as diversas acções, realizadas frequentemente pelo IFCN, inclusive para a detecção precoce de pragas, de forma a debelá-las atempadamente."
Sublinhou o compromisso do Governo "em incentivar a comunidade local a adoptar práticas ambientalmente responsáveis, para a plantação de espécies endémicas nos jardins privados", num esforço global de preservação das plantas locais.
A reunião entre o PSD e o IFCN reafirmou o compromisso de adoptar políticas inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios ambientais, promovendo-se, ao mesmo tempo, o bem-estar e a preservação da riqueza natural da ilha.