DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Fact Check Madeira

Fora da época balnear as praias com vigilância de nadadores-salvadores estão proibidas de hastear as bandeiras de praia?

Nas praias permanentemente vigiadas por nadadores-salvadores, caso dos complexos balneares do Funchal – Lido, Ponta Gorda, Barreirinha e Doca do Cavacas - muitos banhistas não compreendem a razão da bandeira de praia (verde, amarela ou vermelha, que informa sobre o estado do mar) deixar de ser hasteada fora do Verão.

None

As bandeiras de praia são como semáforos para os banhistas, transmitindo informações cruciais sobre as condições do mar e da praia. Elas desempenham um papel fundamental na garantia da segurança dos frequentadores, ajudando a prevenir acidentes e orientando os banhistas sobre as zonas seguras para nadar.

Vem isto a propósito de uma realidade que é recorrente ano após ano que é o não hastear da bandeira de praia nas águas balneares que asseguram vigilância a banhistas através de nadadores-salvadores, quando já não vigora a época balnear. Exemplo desta realidade são os complexos balneares da Frente MarFunchal (Lido, Ponta Gorda, Barreirinha e Doca do Cavacas) ou mesmo as Piscinas Naturais do Porto Moniz, águas balneares que funcionam todo o ano sob vigilância de nadadores-salvadores, sendo que o hastear da bandeira de praia (Verde: Mar calmo, seguro para nadar; Amarela: Cuidado, é proibido nadar. Condições aceitáveis para tomar banho. Vermelha: Perigo, é proibido entrar na água; Xadrez: Praia temporariamente sem vigilância) só se verifica na época de Verão, apenas e só durante o período definido de época balnear através do respectivo edital de praia.

Atingiu o limite semanal de 1 artigo oferta

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos d+ e edições DIÁRIO e-paper

Assinar Cancele quando quiser.
‹ dnoticias.pt

Podcasts

×