GESBA diz estar preocupada com atraso de pagamento da seguradora aos bananicultores
A GESBA, através de comunicado, mostra-se preocupada com o atraso no pagamento das indemnizações devidas aos bananicultores, decorrente de sinistros cobertos pelo seguro de colheita colectivo. A entidade responsável pela gestão e apoio aos produtores de banana afirma já ter pedido resolução célere desta situação, que afecta directamente os produtores.
"Estamos intransigentes no que toca à defesa incondicional dos interesses dos produtores, e continuaremos a exigir que os seus direitos sejam respeitados sem mais demoras", afirmou a gerência da GESBA em comunicado. A empresa explica que, na qualidade de tomador do seguro, tem assumido o pagamento das apólices em benefício dos bananicultores, que são os segurados. No entanto, a gestão dos processos de avaliação dos sinistros e respetivas indemnizações, no cumprimento dos prazos legais cabem exclusivamente à seguradora.
"Temos vindo a promover diligências constantes para que esta situação seja resolvida o mais rapidamente possível. A seguradora já foi inclusive notificada por nós", sublinhou a gerência, reiterando que os bananicultores, que dependem do seguro para mitigar os riscos inerentes à sua atividade, não podem continuar à espera das compensações a que têm direito.
No comunicado, a GESBA reforça o seu compromisso na "salvaguarda dos interesses dos produtores de banana", exigindo que a seguradora regularize os pagamentos pendentes com a máxima urgência, de forma a assegurar o bem-estar e a estabilidade financeira dos seus produtores.